Mestra do reisado de Santa Maria da Boa Vista (PE), Maria Jacinta, é reconhecida como patrimônio vivo de Pernambuco

0

A mestra do reisado de Santa Maria da Boa Vista, Dona Maria Jacinta, após décadas e décadas mantendo viva a tradição das folias dos Santos Reis, agora tem mais motivo pra comemorar. Ela se torna reconhecida como Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco.

Aos 96 anos, Dona Maria Jacinta, que desde os 30 anos de idade já se mostrava uma reiseira nata, ainda demonstra toda a sua jovialidade e faz questão de participar de forma ativa de qualquer atividade que envolva o grupo de reisado.

“Hoje não danço porque meus joelhos doem, mas se me chamar eu acompanho. Aprendi a dançar com minha vizinha, que na época me convidou e eu aceitei. Me sinto muito feliz e agradeço a todos que lutaram junto”, comentou a mestra de reisado.

O vereador Hrubesch Jericó (PT) destacou que essa foi uma luta dos fazedores de cultura de Santa Maria da Boa Vista.

“Essa foi uma luta dos fazedores de cultura de Santa Maria da Boa Vista, e a gente celebra hoje uma conquista com a nossa Mestra Maria Jacinta, por ser reconhecida como patrimônio vivo do estado de Pernambuco. Isso pra gente é uma alegria muito grande, a gente já teve sucesso com reisado do Inhanhuns, agora com essa de Dona Maria Jacinta. É uma luta e uma demonstração da grandeza da cultura de Santa Maria da Boa Vista’, pontuou o parlamentar.

Dona Marina Sampaio, (que aparece na foto vestida a caráter) uma das filhas de dona Maria Jacinta, destacou que ela vai seguir a trajetória da sua mãe e que não deixará morrer a tradição, “de jeito nenhum, vou continuar com a tradição, e já tem bisneto dela que participa também, é motivo de orgulho saber que isso serve para mostrar que nem só o álcool ou a droga servem para entreter os jovens, pois é uma cultura que envolve todos”, frisou.
Em breve dona Maria Jacinta deve receber o diploma do governador Paulo Câmara, com reconhecimento dos serviços ao longo dos mais de 60 anos em Santa Maria da Boa Vista.

Anderson Guimarães/Nossa Voz