Durante toda a manhã desta quarta-feira (13) foi realizada uma audiência pública na câmara de vereadores de Santa Maria da Boa Vista. O ato foi convocado pela própria câmara e contou com a participação de vários professores, Carlos Augusto, secretário de educação, Paulo Freire, que faz parte da contabilidade do município, SINDBOA e vereadores, faltando apenas dois parlamentares, Juninho e Bebeto do Maracujá. O prefeito George Duarte também não compareceu ao evento.
O presidente do SINDBOA, Nilton César, explanou durante o evento que o município tem condições de pagar os 33,24%, apresentando dados que segundo ele são suficientes para garantir o piso do professor. O secretário de educação e Paulo Freire contestaram os dados repassados por Nilton e destacaram que as informações não batiam. A gestão propõe pagar os 33,24% apenas para os treze professores que tem magistério, hoje normal médio, e 10,18% para os demais, porém, a categoria recusa.
Uma nova reunião deverá ser realizada na próxima segunda-feira (18) para continuar as discussões sobre o pagamento do piso do professor, nessa reunião deverão participar comissões da prefeitura, da Câmara, do SINDBOA, dos professores e o prefeito George Duarte.
Nilton destacou que seria importante a participação do prefeito, disse ainda que a categoria só aceita os 33,24%, mas que aguarda que uma decisão seja tomada na próxima reunião. Em outro momento Nilton frisou que não descarta uma greve.