8º Funcultura da Música têm inscrições abertas para propostas culturais

0
24072010 - FIG 2010 - Palco Instrumental - Parque Ruber Van Der Linden - Show de Renato Anesi (SP). Foto: Renato Spencer/Santo Lima

Estão abertas as inscrições para o 8º Funcultura da Música, edital promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Os proponentes devem inscrever suas propostas culturais, exclusivamente pelo Mapa Cultural de Pernambuco (www.mapacultural.pe.gov.br/oportunidade/1139), até o dia 6 de maio deste ano. Ao todo, o edital disponibilizará R$ 4,1 milhões para o incentivo de projetos culturais. Para acessá-lo, clique aqui.

O edital contempla categorias como circulação, festivais, gravação, produtos e conteúdos, economia da cultura, manutenção de bandas de música (filarmônicas), escolas de bandas de música e corais. A proposta é incentivar as diversas formas de manifestação do setor em Pernambuco, contribuindo para o desenvolvimento e fortalecimento da cadeia produtiva da música no Estado.

“O Funcultura gera uma importante dinâmica para a cadeia produtiva da cultura, pois com a circulação dos artistas e centenas de projetos aprovados há uma promoção do emprego e renda, além da qualificação do profissional da cultura e do turismo, levando a arte para todas as regiões do Estado e do mundo”, avalia Cacau de Paula, secretária Estadual de Cultura.

“Além de representar a diversidade cultural de nosso Estado, que é celebrada no Brasil e no mundo, o Funcultura, há 22 anos, é a principal ferramenta democrática e transparente de investimento público na cultura e na arte de Pernambuco. É um verdadeiro patrimônio dos pernambucanos que criam, promovem, e difundem a cultura no Estado e mundo afora”, celebra Renata Borba, presidente da Fundarpe.

AVANÇOS NO FUNCULTURA- Principal política pública de fomento à cadeia cultural do Estado, o Funcultura conta com R$ 32 milhões para viabilizar a execução dos seus editais em 2024, além de trazer avanços que contemplam demandas antigas da sociedade civil.

Os progressos nos editais fazem parte de um processo de escutas realizado pela Superintendência do Funcultura, ligada à Fundarpe, com a participação da sociedade civil e do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC/PE), do Conselho Consultivo do Audiovisual de Pernambuco (CCAUPE) e do Conselho Estadual de Política Cultural de Pernambuco (CEPC/PE).

A partir das demandas apresentadas pelos produtores culturais, os novos editais tiveram como orientação quatro pontos destacados: Capacitações; Reajuste de valores; Simplificação da linguagem; e Agilidade no pagamento.

“Os editais 2023/2024 atendem a algumas demandas identificadas por meio das escutas realizadas em 2023. A apresentação dos editais mudou quanto ao formato e conteúdo, sempre buscando facilitar o entendimento das regras pelos proponentes. Também foram realizadas capacitações nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2024, em todas as regiões do Estado”, explica Joana Mendonça, diretora de Fomento da Fundarpe.

Foi realizada uma simplificação dos tópicos dos editais, tornando-o de mais fácil entendimento. Alguns anexos foram substituídos por campos no formulário de inscrição e foi feita a remoção de repetições de textos, bem como a padronização dos tópicos em todos os editais. Os arquivos e suas resoluções têm novos formatos com identidade visual própria, além de recursos que facilitam a visualização e o manuseio pelos produtores culturais.

Serviço:

Inscrições abertas para o 8º Funcultura Música

Até as 17h do dia 6 de maio de 2024

Inscrições: www.mapacultural.pe.gov.br/oportunidade/1139

Fonte: Imprensa Cultura