Produtores promovem manifesto alegando prejuízos por conta da Adutora do Garça em Santa Maria da Boa Vista (PE)

0
(Foto: Anderson Guimarães/ Nossa Voz)

Na manhã desta terça-feira (24), um grupo de produtores rurais de Santa Maria da Boa Vista promoveram um manifesto pedindo ajuda para melhorias no sistema da Adutora do Garça.

(Foto: Anderson Guimarães/ Nossa Voz)

Os agricultores se reuniram na entrada da cidade, em seguida percorreram a principal avenida com destino a sede da Prefeitura para uma conversa com o prefeito George Duarte.

(Foto: Anderson Guimarães/ Nossa Voz)

Com carro de som os agricultores gritavam, “as plantações estão morrendo, precisamos de socorro”, e chamavam a atenção da CODEVASF, deputados federais e estaduais votados no município, além da atenção do gestor municipal.

Um dos produtores, Jonas Lopes, destacou que os prejuízos são incalculáveis, “estamos tendo prejuízo e não é pouco, não só eu, mas a grande maioria dos produtores da região do Garça, desde o Icó até chagar na Umburana todo mundo tá tendo prejuízo. A solução é o Garça, a gente tá dependendo totalmente das autoridades, do prefeito, do governador. Hoje estamos fazendo um manifesto pacífico, sem querer confrontar nem afrontar ninguém. A gente sabe que o problema não vai resolver com essa manifestação, mas o que a gente vem nessa manifestação é solicitar ao prefeito, que é nosso aliado nessa luta, a autoridade que tá mais perto da gente e tem o maior poder e conhece a história do Garça, é de poder fazer com que a gente coloque água esse mês no Garça, porque a água que as bombas estão colocando não está sendo suficiente pra gente manter nossas plantações”, lamentou, complementando que os produtores irão perder tudo se uma medida não for tomada.

Hoje os agricultores pedem que a barragem da Lagoa da Pedra fique cheia para ir suprindo as necessidades dos agricultores.

Nota sobre resposta do prefeito às cobranças:

O prefeito George Duarte avaliou como positiva o encontro com os agricultores e apontou algumas medidas para minimizar os problemas.

As bombas continuarão ligadas durante 8 dias;

Uma nova bomba deve chegar para melhorar o abastecimento de água nas áreas atendidas;

Em breve um sistema de energia solar deverá ser implantado para minimizar as despesas com energia elétrica.