Ventania neste domingo (27) faz caiaques no rio São Francisco virarem, jovens foram resgatados por Bombeiros

0
Google Maps
(Foto: Google Maps/ Orla II Juazeiro-BA). Conforme o tenente-coronel Tarcísio Ribeiro, a Capitania Fluvial de Juazeiro (CFJ) precisou ser acionada.


O domingo (28) foi de muita ventania na região do Vale do São Francisco, esse também é um fator que serve de alerta para banhistas e esportistas que utilizam o caiaque como forma de lazer e competições aquáticas, prática cotidiana nas águas do Velho Chico. Através de áudio enviado ao Nossa Voz, o 9° Grupamento Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) de Juazeiro (BA), falou sobre os cuidados e o resgate de quatro jovens após os caiaques ondem estavam virarem. O primeiro caso aconteceu por volta das 15h, segundo levantamento do Corpo de Bombeiros.

De acordo com o GBM, uma equipe de salva-vidas que estavam na Orla II da cidade conseguiram com êxito resgatar os jovens Lucas Pereira Oliveira de 25 anos e Joanderson da Silva Santos, de 22 anos. Eles estavam utilizando o caiaque quando o vento virou a embarcação.

Já no finalzinho da tarde do domingo, às 17h38, uma dupla de jovens, Geovana Vila Nova Novaes, de 23 anos, e Matheus Novais Galvão, de 33 anos, ficaram a deriva após o caiaque em que estavam também virar devido a ventania muito forte. Eles também foram resgatados pelos Salva-vidas que estavam de no local.

O tenente-coronel Tarcísio Ribeiro relata que esse foi um dia conturbado. “Solicitamos aos proprietários dos caiaques o recolhimento dos mesmos, sabemos que isso impacta na economia, mas é bom evitar esse tipo de prática por causa do perigo devido a ventania. A gente observa o lado da vida humana, os afogamentos, é melhor evitar (…) e não utilizar os caiaques nos finais de semana e quando estiver ventando muito. Foi preciso a intervenção da Marinha”.