Coronavírus: Vigilância em Saúde de Juazeiro explica protocolo em caso suspeito e confirma que paciente mora em Petrolina

0
O diretor de Vigilância em Saúde de Juazeiro, Klinger Farias explicou detalhes do protocolo no Nossa Voz. (foto: Iara Bispo/NV)

No Nossa Voz desta quarta-feira (11), o diretor de Vigilância em Saúde de Juazeiro, Klinger Farias explicou detalhes do protocolo que está sendo seguido no primeiro caso suspeito de novo Coronavírus, o Covid-19, no município do Norte baiano. Klinger confirmou que a notificação foi feita em Juazeiro porque a paciente foi atendida na cidade. No entanto, ela é moradora de Petrolina, em Pernambuco, e a rede de saúde das duas cidades estão fazendo o devido acompanhamento.

Segundo Klinger Farias, o quadro de saúde da paciente é estável, sem qualquer gravidade, e ela segue em isolamento domiciliar em Petrolina. O diretor de Vigilância em Saúde contou que a mulher apresentou “sintomas e que tinha viajado pro exterior. (…) Ela passou por alguns países da Europa com casos confirmados e mortes. (…) Por isso, abrimos o protocolo de Coronavírus, já fizemos a coleta e enviamos pra Salvador para o LACEN, o Laboratório Central de Saúde Pública”, explicou, acrescentando que a paciente chegou há pelo menos sete dias no Brasil.

A informação viralizada nas redes sociais de que a paciente seria uma médica não foi confirmada pelo diretor de Vigilância em Saúde. “Quando a gente entra no protocolo, não interessa se é médica, se é engenheira. O que interessa é que é uma paciente, um ser humano”, destacou Klinger Farias.

Ainda no Nossa Voz, Farias não confirmou a idade da paciente, mas garantiu que é uma mulher adulta jovem, com menos de 40 anos. No entanto, o diretor de Vigilância em Saúde de Juazeiro disse que não há motivo pra pânico, já que as pessoas que tiveram contato com a mesma também estão sendo monitoradas. Além disso, as equipes de saúde da região preparadas para esse tipo de atendimento em tempo hábil.

Secretaria de Saúde de Petrolina

Segundo a secretária executiva de Vigilância em Saúde de Petrolina, Marlene Leandro, a prefeitura de Petrolina foi informada ontem (10) sobre o caso suspeito de Covid-19 de uma moradora do município. “Ficamos sabendo desse caso ontem, no final do dia. Mas, imediatamente, por meio da Vigilância, fomos buscar mais informações do caso”.

Ainda de acordo com Marlene Leandro, se fosse em Pernambuco, o caso não entraria no protocolo de Coronavírus. “De acordo com os critérios que o Pernambuco adota, definidos pelo Ministério da Saúde, não se enquadraria como caso suspeito por ela não apresentar a febre. Mas a Bahia adota esse critério de num quadro gripal, tendo viajado para o exterior”, afirmou, destacando que o município está buscando, junto aos estados da Bahia e Pernambuco e ao Ministério da Saúde, uma alinhamento para padronizar os critérios para abertura do protocolo.