Willian Fernando Soares lança livro no Festival Baiano Literário de Contação de Histórias

0

O professor, contador de histórias e patrono da Academia Brasileira de Contadores de Histórias – ABCH, Willian Fernando Soares, vai lançar o livro ‘A turma do contador de histórias e a passagem do Juazeiro’ no Festival Baiano Literário de Contação de Histórias, que será realizado entre os dias 18 e 19 deste mês no Catussaba Resort Hotel, em Salvador – BA.

A obra, no formato gibi em quadrinhos, apresenta narrativas surpreendentes a partir de personagens conhecidos do Vale do São Francisco com seus significados de identificação. Assim, a cidade de Juazeiro se apresenta como Juazeirinho; o Rio São Francisco como Chiquinho e a Linda Lina não é outra senão a vizinha Petrolina. O livro traz ainda a Lore, denominação carinhosa para o Folclore e a carranca siriguela, uma clara referência às figuras de proa que afastavam os maus espíritos nos barcos. Em meio as aventuras, o contador de histórias mostra a importância de se guardar e registrar a memória, “Revelamos a identidade dos povos tradicionais ou nativos, quilombolas e as influências do Rio São Francisco para a formação do povo, em uma viagem através das águas mágicas, voltando no tempo para descobrir como tudo começou na Passagem do Juazeiro”, conforme assinalou Willian Fernando Soares. Há 10 anos ele propaga a arte de contar histórias, formando adolescentes e jovens como narradores orais para incentivar a leitura e fomento à cultura no Vale do São Francisco.

O Festival Baiano Literário de Contação de Histórias, acontecerá no formato presencial, com a participação de diversos artistas nacionais e internacionais. Serão realizadas rodas de conversa com escritores, ilustradores, editoras, tarde de autógrafos e lançamento de livros.
O Festival tem como finalidade principal trabalhar as expressões da literatura oral e a contação de história, visando democratizar e estreitar as relações entres os protagonistas eoutros simpatizantes dessa arte.