Violência contra idosos aumenta na pandemia e prefeitura reforça ações preventivas em Petrolina

0
(Foto: Divulgação)

Petrolina vive um momento animador quando o assunto é a imunização dos idosos contra a covid-19. Contudo, em meio à pandemia, a população idosa sofre com um outro perigo: a violência intrafamiliar. Um levantamento realizado recentemente pela prefeitura mostra que, durante o isolamento social, houve um aumento no número de vítimas de algum tipo de violência ou abandono na cidade.

Os dados da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, levantados pelo Creas, revelam que, só nos três primeiros meses de 2021, já foram registrados 73 casos de violência contra idosos, o que representa quase 50% do total de casos em 2020, quando foram registrados 145 casos durante todo o ano.

O secretário executivo de Proteção Especial e da Pessoa Idosa, Ricardo Alves, reforça que o confinamento fez com que as violações aos direitos dos idosos crescessem. “Infelizmente, avaliamos que em muitos casos um maior tempo de convivência com os familiares dentro de casa pode gerar agressões contra idosos. É importante que vizinhos e a comunidade local estejam sempre alertas, para fazer as denúncias, que serão avaliadas por nossa equipe técnica e, constatada a violação, serão dados os devidos encaminhamentos” explica.

Ainda de acordo com Ricardo, a maioria das violações acontecem com o público feminino, representando 61% das denúncias envolvendo negligência, abandono, violência física, psicológica ou financeira.

Acolhimento:

Diante deste cenário, a prefeitura tem focado na prevenção e no acolhimento às vítimas. Equipamentos sociais como o Centro de Atenção à Pessoa Idosa agem diretamente e diariamente com ações preventivas. Devido às regras de distanciamento, as equipes se adaptaram para monitorar os idosos, mesmo à distância. Por meio de ligações telefônicas ou chamadas de vídeo, os psicólogos orientam sobre os cuidados acerca do coronavírus, levam mensagens de carinho e divulgam canais de denúncia contra maus-tratos.

Qualquer tipo de violência contra idosos pode ser denunciada em Petrolina através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) 3861-5371. Há ainda atendimento no Serviço Especializado de Abordagem Social – whatsapp 87 98838 7979; Ministério Público 3866-6400; Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (87) 3863-9044 ou Disk 100.