[Vídeo]: Mulher testa positivo para Covid-19 e reclama da falta de organização da Secretaria de Saúde de Petrolina

0
Fila para a realização do teste Covid-19, no Centro de Convenções em Petrolina. (Foto: WhatsApp)

Na fila para teste Covid-19, no Centro de Convenções em Petrolina (PE), Claudiane Nonato, de 27 anos, moradora do bairro Antônio Cassimiro, enviou um vídeo para a produção do Nossa Voz, mostrando a longa fila que se formou para a realização do procedimento. A estudante destacou, que chegou ao local nesta quinta-feira (15), por volta das às 7h50, saindo às 11h00 com o resultado positivo para o novo coronavírus.

Veja vídeo:

Claudiane relatou que a fila estava longa, as pessoas enfrentando sol quente e que Petrolina deveria ter outros pontos para a realização de testes coronavírus . “Seria bom ter outros locais, iria desafogar, porque a fila estava longa demais, muita gente. Pessoas positivando, colocando outras pessoas em risco, outras saem com resultados negativos, muitos idosos e crianças. Eu testei positivo, podendo colocar em risco a vida de outras pessoas que ali se encontravam, acho que deveria haver uma outra forma de fazer esses teste com mais organização e segurança”.

A operadora de caixa contou que sentiu febre, dores de cabeça, dor no corpo, garganta inflamada, perca de olfato e paladar desde a última quinta-feira (08).

A produção do Nossa Voz entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Petrolina para saber de que forma é feita a organização da fila, como é a ordem para testagens nas pessoas com sintomas da Covid-19. Confira a nota:

A Secretaria de Saúde informa que já ampliou o número de equipes que fazem o atendimento no Centro de Convenções, onde mais de 500 exames são realizados diariamente. O teste para diagnóstico da Covid-19 é feito após avaliação médica e por meio de agendamento.

Para ser testado e ter um resultado preciso, o paciente deve estar entre o terceiro e décimo dia de sintoma. No entanto, para cada quadro clínico, existe a avaliação técnica do teste a ser utilizado, com isso, a secretaria ressalta a importância da avaliação clínica, que também pode acontecer de maneira virtual, através da sala de teleorientação no site petrolina.tisaude.com.

Com a demanda crescente pela procura do exame, a secretaria vem buscando novas alternativas para acomodar os pacientes com segurança, respeitando o distanciamento social e seguindo os protocolos sanitários.