Vereadores debatem qualidade de vida dos petrolinenses e Gaturiano dispara contra agradecimentos à gestão: “Não fazem mais que a obrigação”

0

A sessão desta quinta-feira (09), foi marcada pela cordialidade inicial entre os vereadores, o debate sobre a situação da crise na fruticultura irrigada do Vale do São Francisco e a discussão para saber se Petrolina é ou não a melhor cidade para se morar no Nordeste. 

No setor da cordialidade, logo no início o presidente da mesa diretora, Aero Cruz, assumiu ter conduzido de forma equivocada a votação dos requerimentos em destaque na sessão da última terça e pediu desculpas ao vereador Gilmar Santos, que tentou corrigi-lo. 

Todos os requerimentos e indicações foram aprovados sem questionamentos e antes da questão de ordem, o professor Gilmar agradeceu o reconhecimento feito por Aero, entretanto não perdeu a chance de cobrar que os projetos de lei de autoria dos parlamentares fossem colocados em pauta. A reclamação é pertinente, já que nesta semana nenhuma matéria entrou para apreciação dos parlamentares. “Nós temos, ao menos, cinco projetos que deveriam  estar sendo pautados, votados para assegurar direitos para a nossa população”, ressaltou.

Sobre a fruticultura irrigada, o vereador Ronaldo Silva trouxe a casa o alerta de colapso no setor feito pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina e elogiou a atuação do pré-candidato a deputado federal, Guilherme Coelho, que junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional, protocolou a solicitação de isenção dos irrigantes da taxa K1, cobrada pelo governo federal. “Guilherme reconhece a necessidade dos agricultores e produtores agrícolas da região. E mesmo sem estar com um mandato efetivo, tem influência com outros deputados da Câmara Federal, nos ministérios e estuda propostas para minimizar a situação financeira delicada a qual vive o agro”, relatou. O tema também foi reverberado pelo líder da oposição Marquinhos do N04. 

Por fim, os integrantes da situação passaram a ressaltar em seus discursos que “Petrolina é a melhor cidade para se viver no Nordeste”. As falas vem em resposta a um pronunciamento do vereador Gaturiano Cigano, que contestou o status e assegurou que os moradores da periferia concordem com isso. 

Ciente da provocação, Gaturiano respondeu aos colegas reafirmando a falta de qualidade de vida de moradores das áreas afastadas do centro e dos condomínios de luxo. Ele também criticou os parlamentares que divulgam em blogs e redes sociais serviços de limpeza executados pela prefeitura, pois isso faz parte das atribuições do Executivo municipal. “Eu vejo nas redes sociais de alguns companheiros vereadores e até nós blogs: ‘vereador comemora limpeza de rua fulano de tal’. Pelo amor de Deus, é uma obrigação nossa, é uma obrigação do Poder Executivo, do prefeito. Vai dar parabéns ao secretário pela limpeza? Ele ganha para isso. O povo tem que parar de ser besta também. Aplaudir porque fez? Paciência,  não  é mais que nossa obrigação. Prefeito ganha 25 mil conto, dinheiro demais”. 

O vereador, Ruy Wanderley, reforçou as características que levaram Petrolina a ser considerada a  melhor cidade para se viver no Nordeste e justificou a divulgação dos requerimentos e indicações atendidos pela prefeitura em suas redes sociais. “É uma forma de divulgar o nosso trabalho”.

Apesar de afirmar entender o recurso utilizado pelo colega, Gaturiano não recuou nas críticas e reafirmou sua posição. 

Ao final dos inscritos para o discurso com tema livre, o presidente, Aero Cruz, encerrou a sessão.