UPE retomará ensino em aulas remotas para graduação

0

As aulas nas graduações da Universidade de Pernambuco (UPE) serão retomadas em 8 de setembro, num semestre extra, chamado de Calendário Acadêmico Suplementar. O período terá 10 semanas de duração e atividades exclusivamente remotas. Vai até 25 de novembro, mas as aulas acabarão em 14 de novembro.

A resolução que detalha o cronograma e as regras foram aprovada nesta quinta-feira (23) pelos Conselhos Universitário (Consun) e de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). A reunião virtual, com a presença de 80 conselheiros, durou quase sete horas (começou às 9h e terminou minutos antes das 16h). O primeiro semestre letivo de 2020 permanece sem previsão de data para ser retomado.

A UPE e as outras quatro universidades públicas do Estado (UFPE, UFRPE, UFAPE e Univasf) estão com aulas suspensas desde 16 de março por causa da pandemia de covid-19 (essas instituições suspenderam as atividades dois dias antes do decreto estadual que proibiu atividades presenciais em escolas e faculdades de Pernambuco, datado de 18 de março).

A participação dos cerca de 14 mil graduandos será facultativa. Cada estudante poderá cursar até 240 horas (equivalente a quatro disciplinas de 60h). Já os docentes terão que apresentar propostas de disciplinas, que não podem exigir atividades presenciais. Caso um professor tenha algum impedimento, terá que propor outras atividades como minicursos, palestras, fóruns, seminários e oficinas. As matrículas serão realizadas de 21 a 25 de agosto.

Para ministrar as aulas, que podem ser síncronas ou assíncronas, os docentes passarão por uma formação de 3 a 14 de agosto. Quando houver aulas síncronas (exigem interação simultânea entre professor e alunos), deverão não ultrapassar duas horas diárias. Não poderão ser agendadas em feriados ou dias de pontos facultativos, mas podem ocorrer aos sábados.

Além de usarem plataformas digitais (Moodle, OpenREDU e G-Suite), os docentes terão liberdade para complementar o ensino usando recursos de mídia digital e ferramentas disponíveis em redes sociais como WhatsApp, Facebook e Instagram, entre outros.

Está proibida a oferta de disciplinas que dependam de atividades presenciais realizadas pelos estudantes em laboratórios, assim como atividades em campo. As exceções são para concluintes dos cursos de enfermagem, fisioterapia e medicina.

Para atender aos alunos que não dispõem de acesso à internet ou a equipamentos, a UPE prevê a concessão de auxílio emergencial de inclusão digital, com edital específico.

A universidade oferece 54 cursos de graduações distribuídos em campi localizados em 10 municípios pernambucanos: Recife, Camaragibe, Nazaré da Mata, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada, Salgueiro e Petrolina.