UPAE Petrolina oferece treinamento de Aprazamento de Medicamentos

0

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) ofereceu, no mês de novembro, a toda equipe de enfermagem, um treinamento sobre Aprazamento de Medicamentos. A iniciativa faz parte da política de educação em serviço da Unidade, que tem como objetivo treinar mensalmente, no mínimo, 80% do staff.  

De acordo com a enfermeira gerente do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Andreska Ferreira, o treinamento teve como foco o resgate do protocolo de segurança, uso e administração de medicamentos. “Se a gente padroniza, a gente promove um nivelamento do conhecimento entre os profissionais e as equipes, reduzindo assim as possibilidades de falhas”, esclarece.  

O aprazamento é um cuidado relacionado à prescrição médica, mas de responsabilidade de toda a equipe de enfermagem. O erro acontece quando não há documentação correta e/ou escolha incorreta dos horários e intervalos para a administração das doses de medicamentos.  

“Refere-se ao planejamento feito para garantir essa segurança na rotina da unidade de serviço por, no mínimo, 24 horas”, complementa Andreska. Para o aprazamento correto são levados em consideração os seguintes critérios: o estado geral do paciente; horário de repouso e refeição do paciente; farmacocinética; interação medicamentosa e proposta de tratamento.

Para a coordenadora interina de enfermagem, Paloma Almeida, a educação permanente em serviço é de extrema importância. “Através desses momentos conseguimos manter a equipe atualizada, atenta, vigilante e bem informada. Sem dúvida, esse é um dos diferenciais da UPAE”, reforça. Os temas dos treinamentos para a enfermagem são definidos pelo NEP, em parceria com a coordenação de enfermagem, mediante demanda.