UPA de Juazeiro passa por melhorias

0

O Projeto Futura, o maior parque solar da América Latina, e um dos dez maiores do mundo, localizado no município de Juazeiro – BA, dá início ao cumprimento do Protocolo de Intenções com a Prefeitura Municipal de Juazeiro.

Uma das etapas do Protocolo é a reforma da UPA de Juazeiro, iniciada no último mês de novembro. A unidade de saúde receberá um gerador e assim terá autonomia em energia e, ainda, uma usina de oxigênio, o que tornará a unidade de pronto atendimento autônoma na geração desse gás. Dessa forma, a UPA poderá fornecer oxigênio para outras unidades de saúde da região. Além da obra, serão doados diversos equipamentos como raio-x digital e eletrocardiógrafo, por exemplo.

A reforma da UPA, que está sendo realizada por uma empresa de engenharia local, é totalmente custeada pelo Projeto Futura. Com um investimento de contrapartida de mais de R$4 milhões, tem previsão de conclusão para o ano de 2022.

O Projeto Futura contempla a instalação de 22 usinas fotovoltaicas que geram energia renovável e serão 100% destinadas a empresas que contratam energia por meio do Ambiente de Contratação Livre (ACL). As obras de implantação do Futura 1 foram iniciadas em abril de 2021 e já geraram mais de 1800 empregos diretos e seis mil indiretos.

A construção das usinas, além de gerar empregos e capacitar a população do entorno, favorece o desenvolvimento regional já que há, ainda, a contratação de diversos serviços de empresas locais.