União reconhece situação de emergência em Juazeiro (BA) e mais 8 cidades devido a chuvas

0
Praça da Paz em Juazeiro. (Foto: Iara Bispo/ Nossa Voz)

Nove cidades baianas que sofreram com as chuvas recentes tiveram decretos de emergências homologados pelo governo federal. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (19). Irecê, no Centro Norte – que registrou 190 milímetros em três horas no último dia 2 de novembro – é um dos municípios assistidos. Caso também de Itabuna, no Sul, que registrou 98 mm em 24 horas, volume previsto para o mês inteiro. Outras três das nove cidades também estão no sul do estado.

São os casos de Almadina, Coaraci e Ibicaraí. Na lista ainda tem Ibicuí, no Sudoeste; João Dourado e Lapão, no Centro Norte; e Juazeiro (BA). No início de novembro, várias localidades registraram chuvas acima de 50 milímetros.

Com os decretos reconhecidos, os municípios podem pedir apoio ao governo federal para ações de socorro e assistência à população, além de restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), para ter acesso a recursos emergenciais, as prefeituras devem apresentar o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID).

Caso o plano seja aprovado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), o MDR define o valor do recurso a ser enviado para ações emergenciais. O apoio federal é complementar às ações dos estados e dos municípios.