Uma semana com fechamento de atividades comerciais “não-essenciais”: Qual foi o efeito nos índices de isolamento social?

0

(João Ricardo F. de Lima – Doutor em Economia Aplicada. Coordenador da Pesquisa sobre a evolução da Pandemia no Vale do São Francisco realizada pelo Colegiado de Economia da FACAPE)

Com os índices de leitos de UTI ocupados com pacientes de Covid-19 atingindo valores próximos a 100%, os óbitos ocorrendo de forma mais acelerada e um crescimento no número de novos casos a cada semana, diversos governos estaduais recorreram a uma maior restrição do funcionamento do comércio, mas sem impedir a circulação das pessoas. Em Pernambuco, isto teve início em 18 de março. Como isto afetou os índices de isolamento social? Esta pergunta que tentaremos responder. O objetivo do “decreto” é aumentar o isolamento social para que se tenha redução na velocidade de contaminação, de novos casos (consequentemente) e, assim, menor pressão por internações.

Para responder a esta questão, foram analisados os índices de isolamento social de Petrolina/PE, que são disponibilizados pelo Ministério Público de Pernambuco e estão disponíveis no site para qualquer pessoa acessar.

Em termos médios, considerando os valores entre os dias 18 e 24 de março, o índice foi de 43,3%. Isto indica que houve um aumento em relação a semana anterior, que teve um índice médio de 37,3%. São cerca de 6 pontos percentuais (pp) a mais e diferentes estatisticamente usando um teste t de médias pareadas. Se compararmos com o início da pandemia, em março de 2020, cujo valor médio foi de 50,5%, indica uma queda de quase 7 pp (diferentes estatisticamente). Se a comparação for feita com a última semana do segundo isolamento mais rígido, que ocorreu entre os dias 16 e 22 de julho do ano passado, o valor é mais semelhante, 41,8% (estatisticamente iguais). Uma semana antes de se completar 1 mês do início da vacinação, o índice de isolamento médio foi de 40,3%, estatisticamente igual a 43,3% considerando um nível de significância de 5%. Completados um mês do início da vacinação o índice de isolamento médio caiu para 34,1%, diferente estatisticamente de 43,3% da primeira do decreto de 2021 e diferente estatisticamente dos 40,3%.

Desta forma, o que podemos concluir é que não teria sido necessário fechar as atividades comerciais para aumentar o isolamento social se as pessoas continuassem com o mesmo comportamento antes da vacinação. A vacinação ocorre de forma lenta e não significa que a pandemia acabou. Aparentemente houve um efeito psicológico que aumentou a sensação de proteção, notadamente em relação às pessoas mais velhas, que estavam se vacinando. Muita mídia foi feita no sentido dos mais jovens evitarem aglomerar para poder proteger seus familiares mais velhos.

Contudo, estas novas variantes são mais contagiosas e letais nos mais jovens também, algo que não se via anteriormente. Faltou um processo maciço de programas de esclarecimento e conscientização das pessoas, somado com a intensificação de controle de aglomeração. Infelizmente o que se economizou com este tipo de ação não vai ser suficiente para pagar os prejuízos do comércio com estes dias fechados. E ainda pior, não vai trazer de volta aqueles que vieram a falecer em decorrência da Covid.