“Um total abandono à comunidade”, diz morador sobre o bairro João de Deus; Compesa emite nota

0
Carlos Diniz/ouvinte

Já imaginou a porta de entrada do seu bairro ser marcada por buracos e esgoto a céu aberto? São esses problemas que os populares do bairro João de Deus, em Petrolina, estão enfrentando para trafegar nas ruas. A denúncia foi feita por um morador do bairro durante o  programa Nossa Voz desta segunda-feira (17).

De acordo com Carlos Diniz, crateras se formaram na rua Maria Luiza de Araújo Gomes Cabral, a mesma que dá acesso ao IFSertãoPE Campus Petrolina. “Essas crateras são imensas, principalmente na avenida que liga o IF Sertão, não adianta o secretário fazer esses tapas buracos. Não adianta de nada, é preciso fazer ressarcimento dessa avenida”, contou indignado.

Carlos  disse também que a quadra de esportes necessita de uma manutenção e, que desde 2018,  os moradores estão pedindo uma intervenção no local. “O esporte está sendo muito abandonado pela secretária. O único campo que o João de Deus tem é um lixo, a gente pede desde 2018 uma drenagem”, relatou. 

O popular falou ao programa que os próprios jogadores tiveram que pintar as faixas da quadra para poder realizar o campeonato. “Neste final de semana, pela manhã, estavam os esportistas fazendo um serviço que é de responsabilidade da secretaria de esporte, que foge totalmente do seu compromisso”, disse Diniz. 

Nota da Compesa:

A Compesa esclarece que vem realizando uma grande intervenção trecho das mediações da Av. Terezinha Campos, no João de Deus, que interfere em outras vias do bairro, com previsão de conclusão neste sábado (15). A operação está sendo mais lenta que de costume, pois toda a rede de esgoto do bairro converge para este ponto e requer maior precisão na execução. Após essa etapa, será realizada a higienização geral da rede de diversas ruas do bairro. Assim, a realização da limpeza do bairro está prevista para iniciar na próxima segunda-feira (17). A Companhia esclarece que vem atuando para solucionar as demandas por serviços de manutenção de esgoto, decorrente dos recentes registros de chuvas, da operação ineficiente do sistema de drenagem (canalização correta para o escoamento da água de chuva) e, ainda, da limpeza urbana adequada. Nos últimos dias, os técnicos têm encontrado um volume muito grande de areia, lama e lixo nos poços de visita (equipamento por onde é feita a manutenção de esgoto), materiais lançados inadequadamente nas redes de esgoto, provocando os pontos de obstrução e, consequentemente, o extravasamento. Por isso, é importante o bom uso dos sistemas de esgoto para que não ocorram problemas dessa natureza com tanta frequência.

A Compesa esclarece, ainda, que vem atuando para solucionar às demandas por serviços de manutenção de esgoto, decorrente dos recentes registros de chuvas, da operação ineficiente do sistema de drenagem (canalização correta para o escoamento da água de chuva) e, ainda, da limpeza urbana adequada. Esses fatores acabam interferindo do bom funcionamento dos sistemas de esgoto, trazendo prejuízo à companhia e à população.

O Programa Nossa Voz a Secretaria de Infraestrutura sobre a manutenção da quadra de esportes, a redação aguarda um posicionamento.