Trégua: Gilmar Santos e Samara da Visão formam bloco PT e PSD visando votação de comissões

0

Depois do mal-estar registrados durante a escolha do líder da bancada de oposição, uma trégua parece ter se instalado entre os vereadores Gilmar Santos (PT) e Samara da Visão (PSD). De acordo com as informações de bastidores, a causa seria a articulação em torno da escolha dos membros das comissões permanentes da Câmara Municipal de Petrolina.

O motivo pode parecer aleatório, mas, olhando com atenção o regimento interno da Casa Plínio Amorim é possível entender a amizade repentina entre um esquerdista e a integrante de um partido de direita. É que para ter direito a voto e ser votado nessa eleição, prevista para o próximo mês paralelo ao retorno das sessões ordinárias, cada vereador precisa liderar a bancada do seu partido ou um bloco formado a partir de alianças entre as legendas com assento no Legislativo Municipal.

Sendo assim, como o PT conta apenas com o vereador Gilmar Santos e ele não poderia liderar a si mesmo e o PSD elegeu apenas Samara da Visão, ficando na mesma situação, eles buscaram o entendimento, com Gilmar liderando. Assim, Santos habilita-se a disputar uma das vagas previstas.

A Câmara de Petrolina conta atualmente com nove comissões permanentes. São elas: Justiça, Redação e Legislação Participativa; Finanças e Orçamento; Obras Serviços Públicos e Negócios Municipais; Educação, Cultura, Esportes e Juventude; Saúde e Assistência Social; Agricultura, Interior e Meio Ambiente; Direitos Humanos e Cidadania; Defesa e Proteção a Criança e do Adolescente e a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.