Transforma Petrolina faz visita na Cadeia Pública Feminina para conhecer projeto voltado para reeducandas

0

A equipe do Transforma Petrolina participou de uma visita, durante esta semana, na Cadeia Pública Feminina de Petrolina. A ação foi para conhecer um projeto da ONG Movimento, o Rhema nos Presídios, realizado desde 2017 dentro da unidade prisional.

A iniciativa oferta ensino bíblico para as reeducandas, leitura de livros, cultos, sessão de filmes, distribuição de kits de higiene, e no momento está à procura de parceiros voluntários para apoiar,  financeiramente, novos trabalhos que estimulem a  profissionalização das internas dentro do sistema prisional. A meta é instalar até 2022, dentro da unidade, uma lavanderia prisional e uma fábrica de costura.

De acordo com o coordenador do Rhema nos Presídios, Valter Crericuzi, nesses cinco anos o projeto tem contribuído no processo de ressocialização e fortalecimento de vínculos das mulheres, e espera-se que com a implantação desses novos empreendimentos sociais, que ainda estão em fase de planejamento, seja construída uma ponte entre as reeducandas e o mercado de trabalho.  

“Nós já temos duas turmas formadas, fazemos um trabalho espiritual, mas também estamos à procura de parceiros, como empresários para, também, trabalhar oportunidade sobre a vida delas. Também atuamos em parceria com o Transforma Petrolina, Igreja Verbo da Vida e ONG Movimento para trazê-las de volta para a sociedade”, completa, Valter. O coordenador também assiste os familiares das internas com visitas domésticas e, junto com o Transforma Petrolina, auxilia na distribuição de cestas básicas.

Para a coordenadora do Transforma Petrolina, Lara Secchi Coelho, as importantes ações do projeto Rhema nos Presídios proporcionam novos caminhos para as mulheres que estão na unidade prisional. “A gente acredita na força da solidariedade e no poder de transformação que essas iniciativas sociais promovem na vida das pessoas”.