Sesc divulga selecionados do UNICO

0
Treze projetos vão compor a programação desta edição do Salão Universitário de Arte Contemporâneo. (Foto: Divulgação)

Treze projetos culturais foram selecionados pelo Salão Universitário de Arte Contemporâneo (UNICO), promovido pelo Sesc Pernambuco. A partir do tema “Arte se faz educando: pedagogias da educação”, foram escolhidas 12 propostas artísticas e um podcast, que serão apresentadas a partir de novembro nas galerias artísticas do Sesc Casa Amarela, Santo Amaro ou Petrolina.

“Com o edital deste ano, foi possível contemplar um grupo de propostas com uma diversidade de suportes e poéticas potentes, além de uma abrangência de representatividade dos critérios sociais e inclusivos, que proporcionam um recorte plural com a participação de homens, mulheres, pessoas não-binárias, indígenas, negros, brancos e pardos”, comenta a coordenadora do UNICO, Valkiria Dias.

Os projetos foram avaliados pela comissão formada pela diretora do Museu de Arte Contemporânea Aloísio Magalhães, Cristiane Mabel, pelo professor do curso de Artes Visuais da Univasf, Elson Rabelo, pelo analista Artes Visuais do Departamento Nacional do Sesc, Jocelino Pessoa, pela artista multimídia e produtora cultural Letícia Barbosa, e pela arte educadora do UNICO, Laura Melo.

Projetos selecionados

Podcast – Educação, práticas de liberdade e etnogênese nos folguedos tradicionais da Zona Canavieira (Bruno Henrique Pereira de Amorim).

Propostas artísticas – 7 copos de cachaça; 7 copos de mel ou 7 copos de água (Abiniel João do Nascimento); Uma gentileza que vem (Alanys Maria Araújo de Paula); Incontinente Alçado (Ariel Guedes Farfan); Isso não é sobre Beleza (Fernando Marques de Aquino Holanda); Aprendendo a ler Sonhos (Gabriel de Souza Silva); Narrativas de um Corpo-Terra (Joyce Firmiano dos Santos); Cartografia da Forma: sessão 3 (Matheus Santos de Araújo); A força dos nossos nomes (Marina Diniz Simões de Medeiros Angelim); INXÍLIO – Táticas de Sobrevivência na Urbe (Rafael de Lima Freitas); Em lágrimas (Rayellen Carolina Alves Higino); Pedagogias do Chão (Tacio Fernandes Vianna da Silva); Desalinhar (Thais Arruda dos Santos).