Semana de Meio Ambiente em Pernambuco terá ações e debates em prol da restauração de ecossistemas

0

A programação começa nesta segunda-feira (31) e se estenderá até o sábado (05), com webinários, debates, plantio, concursos, lançamento de vídeos e mais.

Pernambuco vai realizar, a partir desta segunda-feira (31), uma série de atividades e discussões em prol da restauração de ecossistemas para comemorar a Semana do Meio Ambiente. A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas/PE), em parceria com a Agência CPRH e o Parque de Dois Irmãos, montaram uma programação especial. O roteiro, que se estende até o sábado (05), inclui assinatura de acordos para ampliar monitoramento das áreas verdes, lançamento e início dos trabalhos do plano de combate ao coral sol, plantio de árvores, debates sobre manejos sustentáveis, resíduos sólidos e Política Estadual de Fauna, além de concursos de fotografia e desenho.

O tema da semana atende ao chamado da ONU, que lançará no dia 5 de junho a Década da Restauração de Ecossistemas. “Queremos deixar uma mensagem clara para as pessoas. Essa restauração está ligada às ações governamentais e também ao cotidiano delas, por meio da reciclagem, destinação correta do lixo, consumo consciente e outras práticas. É urgente sermos mais enérgicos na restauração de ecossistemas saudáveis e sustentáveis para o presente, sim para o presente e também para o futuro. Precisamos de ambientes naturais para construir a resiliência necessária, reduzir as vulnerabilidades e aumentar a capacidade dos sistemas de se adaptar às ameaças do clima”, frisou o secretário da Semas, José Bertotti.

A semana será aberta, nesta segunda (31), às 10h, em um ato conjunto dos estados promovido pelo Consórcio NE. O evento, transmitido pelas redes sociais, será marcado pelo lançamento de um Plano de Ação Ambiental integrado e pela formalização de um acordo de cooperação técnica entre a instituição colegiada e o MapBiomas. Participarão do ato o governador do Piauí e presidente do Consócio NE, Wellington Dias; o governador de Pernambuco e responsável pela Câmara Temática de Meio Ambiente, Paulo Câmara; a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, além dos secretários de Meio Ambiente José Bertotti (PE) e Sádia Castro (PI).

Logo após o ato, às 11h, acontecerá o webinário de Lançamento do Programa de Monitoramento da Biodiversidade, desenvolvido pela Agência de Meio Ambiente de Pernambuco – CPRH. “É importante que as questões ambientais sejam pautas de discussão durante todo o ano, independente de comemorações. Mas, é importante também temos uma semana comemorativa para enfatizar as questões ambientais do Estado, promover o debate, as informações ambientais, sobretudo neste momento de pandemia”, destacou o presidente da CPRH, Djalma Paes.

O debate sobre o programa será protagonizado por Patrícia Tavares, gerente da Unidade de Gestão em Projetos da CPRH; Geraldo Moura, pesquisador da UFRPE; Washington Franca-Rocha, professor da UEFS e membro fundador do MapBiomas; Dados Ribeiro, diretor do Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste. A moderação será feita por Paulo Camarotti, chefe da Diretoria Técnica Ambiental da Agência CPRH.

Na terça (01/06), os olhares vão se voltar para o mar, com a apresentação do atual quadro de incidência do coral sol (espécie exótica-invasora que ameaça a biodiversidade nativa) no litoral pernambucano, assim como das ações a serem promovidas para o controle dele. O Webinário Coral Sol e Naufrágio acontece, às 10h, e conta com a presença de Ninha Santhiago, mergulhadora tech; Pedro Pereira, coordenador do Projeto Conservação Recifal; Múcio Banja, professor da UPE; e Sidney Vieira, coordenador do Plano de Ação Coral-sol Semas/CPRH. Durante o diálogo online, será anunciado a realização dos primeiros mergulhos para retirada do coral em navios naufragados, conforme previsto no plano de combate à espécie.

No mesmo dia, à tarde, acontecerá o bate-papo online “Reimagine, recrie, restaure!”, numa parceria com o Espaço Ciência. A conversa reúne a time do equipamento público; o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti; a cofundadora do Instituto Bioma Brasil, Yara Novelli, do Instituto Oceanográfico da USP; o coordenador do projeto Observando os Rios, Gustavo Veronesi, da SOS Mata Atlântica; e a professora do Laboratório de Interações Multitróficas do Departamento de Botânica da UFPE, Jarcilene Almeida.

Mais verde – A restauração de áreas verdes será o foco das ações da quarta-feira (02). Às 9h, a Semas fará a entrega oficial de 3 mil mudas e iniciará o plantio dessas árvores para o revigoramento do Eco Parque Floresta Dos Leões, em Carpina. A ação, que integra o programa de Reflorestamento de Pernambuco, acontece de forma parceria com a Prefeitura de Carpina, Agência CPRH e Compesa. A expectativa é que, só neste dia, sejam plantadas cerca de 200 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. Segundo o município, o Eco Parque também receberá outras ações de plantio e, ao final do processo, deve somar mais de 70 mil novas plantas.

Na quinta-feira (03), o debate online será sobre um dos mais sérios desafios ambientais da atualidade: a gestão de resíduos sólidos. Com o tema “Lixões: dos problemas à solução”, o diálogo contará com a participação de Bertrand Sampaio, superintendente de Meio Ambiente da Semas; Christiane Roberta, promotora e coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do MPPE; e Eduardo Elvino, diretor de Controle de Fontes Poluidoras da CPRH. Antes do bate-papo marcado para às 10h, será exibido o vídeo “Os lixões de Pernambuco”, que integra a série de três episódios sobre a problemática e as possíveis soluções para os resíduos sólidos no estado.

Política de Fauna – Para avançar na proteção da fauna nativa do Estado, a Semas e a CPRH apresentam, na sexta-feira (04), às 10h, a proposta de uma minuta de Lei da Política de Fauna de Pernambuco. O documento é fruto de dois anos de estudos e será detalhado durante webinário temático transmitido pelas redes sociais das duas instituições. A atividade contará com Iran Vasconcelos, gerente da Fauna da CPRH, Yuri Marinho, coordenador do Cetas/PE; Leonardo Melo, analista da Semas; Rodrigo Pessoa, representante de criadores de animais; Maria Adélia Oliveira, da Sociedade Brasileira de Primatologia, e Paula Falbo, gerente Parque de Dois Irmãos. O evento, que marca o início do debate com a sociedade sobre a proposta de lei, terá ainda abertura do secretário da Semas, José Bertotti, e do presidente da CPRH, Djalma Paes.

Concursos – Como forma de estimular a sociedade em práticas sustentáveis e no debate do tema da Semana do Meio Ambiente, também haverá duas ações de engajamento pela rede social Instagram. São os concursos de fotografia “O que você tem feito pela natureza?” e de desenho “Desenhando a Natureza”. O primeiro tem inscrições abertas até domingo dia 30 de maio e o objetivo é que as pessoas evidenciem atitudes sustentáveis, publicando fotos. O segundo é voltado para as crianças expressarem seu apreço pelos animais desenhando e as inscrições iniciarão na segunda (31). Os vencedores serão escolhidos por voto popular, pois terão suas fotos e desenhos publicadas na rede. Os mais curtidos levam o prêmio: visitas especiais ao Zoológico do Recife e publicações ambientais.

Serviço

O que: Semana de Meio Ambiente terá ações e debates em prol da restauração de ecossistemas

Quando: desta segunda-feira (31) a sábado (05/06)

Onde: Canais da Semas e CPRH no Youtube e Facebook

*Confira a programação completa:*

Segunda (31/05)

8h – Início das inscrições do Concursos “Desenhando a Natureza”;

10h – Ato conjunto de abertura da Semana do Meio Ambiente com o Consórcio Nordeste;

11h – Webinário de Lançamento do Programa de Monitoramento da Biodiversidade;

17h40 – Exibição de vídeos “Conhecendo o Zoo” (Tema: Alimentação).

Terça (01/06)

8h – Início da votação das fotos selecionadas do concurso “O que você está fazendo pela Natureza?”

10h – Webinário Coral Sol e naufrágio: estratégias para controle da espécie exótica invasora.

13h – Lançamento do vídeo de contação de histórias do livro “O time”.

15h – Debate Reimagine, recrie, restaure!

17h40 – Exibição de vídeos “Conhecendo o Zoo” (Tema: Aves)

Quarta (02/06)

8h – Ato de entrega de 3 mil mudas e início de plantio no Eco Parque Floresta Dos Leões, em Carpina.

10h – Palestra “Manejo Sustentável da Caatinga” para estudantes da Educação de Jovens e Adultos-EJA de Petrolina. (palestra online).

17h40 – Exibição de vídeos “Conhecendo o Zoo” (Tema: Répteis)

Quinta (03/06)

9h40 – Lançamento do vídeo “Os lixões de Pernambuco”.

10h – Debate virtual “Lixões: dos problemas à solução”.

13h – Lançamento do vídeo sobre o Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Matas do Sistema Gurjaú.

17h40 – Exibição de vídeos “Conhecendo o Zoo” (Tema: Mastofauna/pequeno porte)

Sexta (04/06)

10h- Webinário Lançamento da Política de Fauna de Pernambuco

17h40 – Exibição de vídeos “Conhecendo o Zoo” (Tema: Mastofauna/grande porte)

19h – Encerramento da votação das fotos selecionadas do concurso “O que você está fazendo pela Natureza?”

23h59 – Encerramento das inscrições do Concursos “Desenhando a Natureza”.

Sábado (05/06)

13h – Lançamento do Vídeo sobre a Estação Ecológica de Bita e Utinga;

15h – Resultado do concurso de fotografia “O que você está fazendo pela Natureza?”