Sem surpresas, vereador Roni Russo é confirmado como novo presidente da Câmara de Cabrobó

0
Foto: Mário Souza/ Nossa Voz

A noite de 11 de janeiro de 2021, entrou para a história da política em Cabrobó (PE). Pela primeira vez, um candidato precisou ser votado duas vezes, num intervalo de 10 dias para assumir a Presidência do Legislativo. Cumprindo a decisão judicial que anulou a primeira disputa entre Valdo Caldeirão (Avante) e Roni Russo (Republicanos), ocorrida no último dia 1º, os edis se reuniram na noite desta segunda-feira (11), para mais um embate entre candidatos a chefia do legislativo nos próximos dois anos.

Para evitar o ato falho, da eleição do dia 1º, quando acabou esquecendo de votar, o que invalidou o pleito, o presidente da Sessão Especial, Glênio Rodrigues abriu a votação, deixando bem claro qual era sua escolha. “Eu Glênio Rodrigues Nogueira, início declarando meu voto e confirmando mais uma vez no vereador Roni Simões Gomes de Brito, presidente”, declarou.

Como era esperado, Roni Russo contou com os votos dos vereadores: Paulo Gonçalves e Glênio Rodrigues (PDT), João Pedro Novaes (PSB), Virlane Saraiva e João da Saúde (MDB), além de Wagner Sarapó (PV) , para vencer por 7 a 6 e ser confirmado como novo presidente.

Ao comentar como pretende exercer o cargo e sobre sua relação com o prefeito, Roni Russo fez questão de dizer que continua sendo da situação. “Me sinto da situação, reconheço que havia declarado que votaria no candidato do prefeito, coloquei meu nome, mas quando me foi passado que o candidato seria Valdo eu aceitei. No entanto, fui surpreendido no dia 1º com o convite para ser presidente em uma chapa. Eu fui eleito por 764 dos votos, e seria incoerente pedir votos às pessoas e na hora que surge uma possibilidade de votar em mim, votar contra mim. Mas continuo sendo aliado do prefeito e aliado do vice-prefeito e todos os projetos que trabalhamos para eleger Galego e Lucas Novaes, vamos continuar trabalhando nessa Casa”, explicou.

Após ser confirmado na mesa diretora, Roni Russo autorizou a participação de forma remota do prefeito Galego de Nanai (Avante) e do vice Lucas Novaes, que concluíram as declarações de compromisso com seus respectivos cargos. Tanto o prefeito, como o vice, não puderam estar presentes por estarem em isolamento, após testarem positivo para Covid-19. A ata de posse deve ser encaminhada às residências dos gestores para que possam ser assinadas, dando a ambos poderes para exercerem suas funções no executivo.