Secretária de Desenvolvimento Social de Petrolina alerta para golpes aos beneficiários do Auxílio Brasil

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Secretária de Desenvolvimento Social de Petrolina (PE), Gláucia Andrade e o diretor da Casa Bolsa, Rick Santos. (Foto: Nossa Voz)

Em entrevista ao programa Nossa Voz, desta sexta-feira (07), a secretária de Desenvolvimento Social de Petrolina (PE), Gláucia Andrade, juntamente com o diretor da Casa Bolsa, Rick Santos esclareceram sobre a lista dos quase 8 mil beneficiários do Auxílio Brasil já cadastrados pelo município. As datas de pagamentos seguem os modelos do antigo Bolsa Família, verifique a lista completa; clique aqui.

Conforme orientações de Gláucia, essa lista é rotineira e serve de parâmetro para novos perfis cadastrais . “Viemos para responder e sanar a ansiedade dos beneficiários, desde essa transição do Bolsa Família para o Auxílio Brasil que as pessoas ainda têm dúvidas sobre quem recebe ou não o benefício. O que existe neste benefício de transferência de renda, é a chamada lista de espera, onde cada município tem uma lista específica, um limite máximo do pagamento. Petrolina teve, até o mês de dezembro de 2021 mais de 30 mil famílias recebendo o Auxílio Brasil. Entretanto, outras famílias estavam no perfil para receber e não recebiam, com essa nova lista de benefícios concedidos, o nome na lista e todas as especificidades devem ser respeitadas. Não precisa correr para o banco, você está entrando no programa e deve respeitar o cronograma do calendário de pagamento que vai de acordo com final do número do NIS”.  

Outra orientação segundo a pasta, é que o beneficiário deve esperar que o cartão chegue na residência. “Quem não recebia o Bolsa Família ou que está aguardado, mas que tem o aplicativo Caixa Tem deve verificar, a partir da última dezena de dezembro para certificar o saldo e as orientações de como sacar o valor. A retirada do valor, pode ser esclarecida através do Casa Bolsa da cidade”.

Valor de 400 reais

“Em dezembro, o Governo Federal cumpriu a promessa desse valor. Isso é o valor mínimo que o Governo deseja que as famílias recebam. No mesmo mês, as famílias que recebiam menos de 400 reais, receberam um complemento financeiro. Também foi lançada uma nota que está na dependência de um orçamento para esse ano de 2022. Pedimos paciência para à população, acreditamos na perspectiva deste mesmo valor”, falou otimista, a secretária de Desenvolvimento Social.

Casa Bolsa x Atendimentos

Sobre orientações e contatos com o atendimento à telefonia da instituição ao público, o diretor da Casa Bolsa, Rick Santos falou do congestionamento da linha devido a grande demanda. Na oportunidade, Santos informou que a demanda de atendimentos de janeiro a dezembro de 2021 alcançou a marca de 50.959 chamadas. “Mais de 7 mil pessoas contempladas com o Auxílio Brasil, a gente tende a ter congestionamento na linha, no canal de contato (87) 3863.6871 é exclusivo para agendamentos. Como a população acaba tendo dúvidas a respeito do Auxílio, a gente orienta buscar também o site, através do canal: agenciasocial.petrolina.gov.br, o acesso é muito fácil e prático. Quaisquer dúvidas podem utilizar os contatos do Governo Federal: 111, 121, 0800.707.2003″.

Cuidados com sites e links falsos

Na ocasião, Andrade reforçou para os cuidados referentes a atualização cadastral do Auxílio Brasil, como forma de evitar que a população caia em golpes ao ceder dados pessoais em falsas plataformas digitais. “Quem precisa atualizar o cadastro, é aquela pessoa que está com algumas informações desatualizadas, ou há mais de dois anos ou que obteve alguma alteração. Não tem necessidade de correria, ou essa necessidade de atualização com receio de perder o benefício ou entrar na lista de concessão, a gente dá essa orientação, confirmando que não tem nenhuma averiguação de cadastro ativo. A palavra de ordem para o Auxilio Brasil é ter atenção às novidades que estão chegando, ficar atendo em especial aos links que chegam nos celulares da população, não acreditar em; “seu nome está no cadastro”, ou mensagens como; “clique aqui para receber o seu cartão”, essas informações, esses tipos de comunicações não existem. A Prefeitura comunica sempre à população pelos canais e por veículos de comunicação. Tudo pode ser verificado no site.