Ranking Exame/Macroplan coloca educação de Petrolina entre as melhores do Brasil

0
Foto: Jonas Santos / Ascom PMP

Um estudo realizado pela consultoria Macroplan e divulgado pela revista Exame apontou Petrolina como a cidade com os melhores indicadores de gestão pública do Nordeste. Um dos pontos fortes que levaram o município sertanejo ao desempenho destacado foi a educação pública. Isso porque Petrolina ficou com o segundo lugar no Nordeste e 33ª nota no Brasil.

Em relação a última pesquisa, a capital do São Francisco subiu 22 posições no segmento de educação. A pesquisa destaca ainda que entre os anos de 2009 e 2019, houve uma variação de 19,5% de crescimento das matrículas em creches em Petrolina. Quando se fala no atendimento das crianças de 4 a 5 anos em pré-escolas na cidade essa porcentagem salta para 58,5% de crescimento das matrículas entre 2009 e 2019.

A gestão sertaneja tem planos para elevar mais os indicadores educacionais. Petrolina deve garantir até o próximo ano a construção de seis creches de alto padrão e mais seis escolas municipais. Também está no planejamento do município ampliar de cinco para 15 escolas em tempo integral. “Petrolina já era referência de um trabalho que dá certo no Estado. Lideramos o IDEB em Pernambuco, conquistamos o Selo Unicef e o título ‘Prefeito Amigo da Criança’ da Fundação Abrinq. Com a abertura de mais vagas em creches, escolas, ensino em tempo integral, certamente daremos um novo salto de qualidade para garantir um futuro brilhante para as nossas crianças”, pontua o prefeito Miguel Coelho.

Ainda em 2021 – Mesmo com as aulas ainda acontecendo de forma remota, já estão prontas as creches de alto padrão dos bairros Vila Marcela e do Padre Cícero, estão para ser entregues as unidades do Antônio Cassimiro, Vila Eulália, e a creche do Henrique Leite e a escola do KM 25 seguem em obras.