Programa Campo Novo inicia distribuição de sementes no Sertão do Francisco

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), começa a distribuição de sementes do Programa Campo Novo, no Sertão do São Francisco, na próxima quinta-feira (18). Ao todo, serão entregues 82.290 quilos de sementes de Sorgo e milho, nos municípios de Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista. A iniciativa deverá beneficiar 13.715 agricultores.

A distribuição começou pelo Sertão do Araripe, no início do período chuvoso na região. Os agricultores receberam cerca de 148 toneladas de sementes, entre milho e sorgo. As cidades de Exú e Ouricuri foram as primeiras contempladas, com a distribuição. Exú recebeu 16.540 kg de sementes e Araripina 25.180.

“Mesmo nessa situação crítica de pandemia, o Governo de Pernambuco e a SDA estão mantendo o compromisso de apoiar a agricultura familiar, mantendo a distribuição de sementes, observando as normas de segurança sanitária e chegando dentro do período da quadra chuvosa do Sertão”, explica Kaio Maniçoba, presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco.

Criado em 2019, o Programa Campo Novo tem como foco a entrega das sementes exatamente no início da quadra chuvosa, permitindo o plantio durante esse período no Semiárido do Estado. Só no ano de 2020, o programa distribuiu 75 toneladas de sementes de sorgo, que permitiu o cultivo de 7.500 hectares de sorgo forrageiro, produzindo cerca de 337 mil toneladas de matéria verde.

Compartilhe:

Ouça nosso podcast: