Profissionais da Secretaria de Saúde de Juazeiro fazem treinamento sobre vacina contra Covid-19

0
Capacitação dos profissionais de saúde da Rede de Frio de Juazeiro. Foto: Divulgação/ASCOM.

Com o intuito de atender melhor as pessoas que procuram os postos de vacinação contra a Covid-19, os profissionais da Rede de Frio de Juazeiro passaram por um curso de atualização ministrado por professores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Nele, foram esclarecidas dúvidas que vão desde a manipulação da vacina até a orientação ao público.

Inicialmente, o curso foi voltado para os técnicos que estão participando da campanha de vacinação contra a Covid-19 no município, em pontos fixos ou no drive thru. O objetivo foi mostrar como atender as pessoas, como fazer a vacinação de forma correta, como manipular o imunizante e também como orientar o paciente no pós-vacina e na segunda dose, por exemplo. “O curso também orientou sobre técnicas adequadas para a preparação da caixa térmica para o armazenamento do imunobiológico, para que a temperatura nem aumente nem mesmo congele, o que evita, assim, a perda ou a ineficácia da dose”, explicou a enfermeira da Rede de Frio de Juazeiro, Viviany Rodrigues Morais.

A proposta é que esta atualização seja estendida aos demais técnicos das mais de 50 salas de vacina do município. Porém o treinamento deverá ocorrer em etapas, já que não há como retirar todos os profissionais que estão à frente da campanha de imunização ao mesmo tempo dos seus postos de trabalho.

“Como a doença é nova, sempre existem dúvidas a serem esclarecidas. São dúvidas coerentes para profissionais, mas, principalmente, para serem esclarecidas à população. Os treinamentos são importantes para que estejamos, a todo o momento, melhorando o relacionamento com o público. Informação é sempre válida”, destacou Viviany.