Primeira mulher indígena vacinada contra a Covid-19 no Brasil é baiana

0
Foto: Rodrigo Rodrigues/ G1
Foto: Rodrigo Rodrigues/ G1
 Foto: Rodrigo Rodrigues/ G1

A primeira mulher indígena vacinada contra a Covid-19 no Brasil foi a técnica de enfermagem e assistente social Vanusa Kaimbé, de 50 anos. Ela é baiana, da aldeia Massacará, situada no município de Euclides da Cunha.

“É uma felicidade, uma gratidão muito grande. Estou me sentindo com esperança. A palavra do dia é esperança, é felicidade. Foi uma felicidade ser a primeira indígena vacinada. Ficar imune a essa doença por um período que eu não sei quanto, mas se fosse por um mês, por 15 dias, eu tinha tomado. Porque eu tive essa doença e não é fácil. Só quem teve sabe o quanto é difícil, o quanto ela abala o nosso psicológico. Gratidão aos cientistas que dedicaram suas vidas em um tempo curto, para encontrar uma vacina e dar uma esperança para a gente”, disse Vanusa à TV Bahia.

A técnica esteve entre o grupo de profissionais de saúde que receberam a primeira dose da Coronavac no Instituto Butantan, na tarde desse domingo (17). O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), liberou o início da vacinação, assim que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial das vacinas do laboratório chinês Sinovac e do laboratório AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford.

A PRIMEIRA DA BAHIA

Antes de Vanusa, outra baiana foi vacinada: a médica Saionara Nunes, natural de Cruz das Almas, foi a primeira nascida no estado a receber a dose da Coronavac. Ela atua no Hospital das Clínicas de São Paulo, na linha de frente do combate à Covid-19.