Prefeitura retoma atendimento odontológico a crianças assistidas nos Cras de Petrolina

0
(Foto: Divulgação)

As crianças acompanhadas pelo Programa ‘Criança Feliz’ nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) voltaram a ter motivo para sorrir: Após um período suspenso, devido à pandemia, a Prefeitura de Petrolina está retornando, gradativamente, as atividades do Projeto Sorrisinho.

Nesta semana, a equipe da Secretaria de Saúde iniciou o atendimento odontológico das crianças que são acompanhadas pelo CRAS do bairro João de Deus. O atendimento acontece de segunda a sexta, sempre no período da tarde e os atendimentos estão ocorrendo de forma agendada obedecendo ao protocolos de prevenção ao novo coronavírus.

Através do Projeto Sorrisinho, a prefeitura atende crianças de 1 a 10 anos, utilizando um procedimento não invasivo, também conhecido como Tratamento Restaurador Atraumático (ART). “O ART é considerado tratamento padrão ouro na odontopediatria, indicado para idosos e bebês porque quando comparados a outros procedimentos, este é minimamente invasivo, promove liberação constante de flúor no elemento dentário, utilizando apenas instrumentos manuais, dispensando o “motorzinho” que gera ansiedade e medo”, explica a diretora de Saúde Bucal Especializada, Tamires Coelho.

Criança Feliz:

O programa é uma iniciativa do Governo Federal que atua com visitas domiciliares com foco no desenvolvimento das crianças e gestantes, envolvendo ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos. “Esse atendimento é uma extensão do nosso trabalho voltado para o público infantil. Esperamos sempre atuar de forma integrada junto com as famílias para assegurar a saúde bucal às crianças em situação de vulnerabilidade social”, a secretária executiva de Proteção Social Básica, Segurança Alimentar e Nutricional, Doriane Secchi Mascarelo.

A ação voltada para a primeira infância está sendo desenvolvida graças a uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (Sedesdh) e Secretaria Municipal de Saúde. A intenção é percorrer todos os CRAS de Petrolina. No próximo mês, a programação será estendida para o bairro Dom Avelar.