Prefeitura inicia treinamento de primeiros socorros para profissionais da rede municipal de ensino em Juazeiro

0

A Prefeitura de Juazeiro, através das Secretarias de Educação e Juventude (Seduc) e de Saúde (Sesau), realizou na manhã desta quarta-feira (3), o primeiro treinamento de primeiros socorros para autoridades e equipes gestoras da Educação. A ação aconteceu no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e faz parte do “Programa Cuidar”, com o objetivo de promover a capacitação continuada para profissionais da rede municipal de ensino, sobre primeiros socorros.

O secretário municipal de Saúde, Fernando Costa, esteve presente na ocasião e comentou sobre o programa. “Estamos realizando treinamentos de saúde para a educação, oferecendo capacitação em primeiros socorros para todos os profissionais da rede municipal de ensino que atuam no contato direto com o público de crianças e adolescentes. O intuito é que todos estejam aptos para realizar o atendimento inicial de possíveis ocorrências que possam acontecer no ambiente escolar, ampliando as chances de salvar vidas”, explicou o secretário.

O enfermeiro do Samu, atuante do Núcleo de Urgências, Eduildson Nunes, falou sobre o pioneirismo do Programa Cuidar nas escolas do município. “Trata-se de um projeto inovador, voltado para educação em urgência, executado entre as secretarias de Educação e Saúde, onde é possibilitado instrumentalizar professores, gestores e todos que trabalham no espaço escolar, na prestação de assistências que demandem primeiros socorros”, comentou.

Maria Ligia da Silva, secretária do Colégio Dom Avelar Brandão Vilela, localizado no bairro João Paulo II, participou do encontro e contou sobre o que o treinamento ofereceu. “Nós aprendemos os princípios básicos do socorrismo, com orientações sobre técnicas que nos ensinaram a agir diante de situações que exijam a realização de manobras para aliviar a obstrução das vias respiratórias, reanimação cardiopulmonar, controle de hemorragias, além de outras práticas que salvam vidas em situação de risco de morte ou danos à saúde”, disse.

Pedro Felipe Carneiro, gerente de Formação da Seduc, também esteve presente no primeiro treinamento do Programa Cuidar e relatou sobre a importância da iniciativa. “Esse Programa é um marco para a gestão municipal e também para a história de Juazeiro, pois se trata de um trabalho que cumpre o objetivo de salvar vidas dentro do contexto escolar, transformando educadores em executores e multiplicadores de táticas e habilidades de prevenção e primeiros socorros diante de eventuais necessidades”, contou.

Formações continuam

As formações continuarão sendo ministradas por profissionais do Samu, sempre às quartas-feiras. O objetivo é ofertar aos profissionais, informação necessária sobre como proceder com os primeiros socorros em casos de urgência e emergência nas escolas, até a chegada do Samu ao local.

Além das formações presenciais sobre diversos temas, algumas noções também serão veiculadas na TV Escola Juazeiro, através do canal 7.2 da TV aberta, bem como no canal Seduc Juazeiro-BA, no YouTube.