Prefeitura e Sebrae promovem 1º Ideathon Cabrobó 2021

0

A Secretaria de Educação de Cabrobó, o Sebrae e a organização Garoa Habitat, promovem nesta sexta-feira (3) e sábado (4), o 1º Ideathon Cabrobó 2021. O evento será realizado na creche municipal Ansberto Júlio Vidal Ferraz, e tem como objetivo reunir estudantes cabroboenses para uma maratona de ideias, que possam apontar soluções para os principais problemas da cidade.

Segundo os organizadores durante a Ideathon, os participantes estarão divididos em equipes compostas por no mínimo três e no máximo cinco estudantes. De acordo com o regulamento, todos eles serão incentivados a pensar em ações que estejam alinhadas à cultura do empreendedorismo inovador que fomentem ideias para o mercado, visando a melhoria da qualidade de vida na sociedade com base na inovação e tecnologia.

Na maratona cabroboense, os participantes serão provocados a trabalhar dois eixos temáticos: Turismo e Descarte de Resíduos.

Conforme a consultora do Sebrae, Raquel Queiroz, uma das melhores estratégias para encontrar soluções é se apaixonar pelo problema. “No Ideathon, nos motivamos os competidores a se aprofundar no tema, se apaixonar pelo problema. Quando mais ele compreende e tem a dimensão do impacto das consequências, ele pode pensar na melhor solução. Aquele que realmente mudaria a situação para melhor e traria o melhor benefício para os envolvidos”, explicou.

Cerca de 80 alunos das escolas públicas e particulares, devem participar das mais de 22 horas da competição. 

Para o secretário de Educação, Pedro Kaio, a própria realização da maratona, mostra o quanto a gestão acredita no protagonismo da juventude local. “Queremos que os jovens participem. Que eles usem esse olhar crítico, essa inquietude e proponham as soluções. Temos certeza que virão boas ideias. Por isso que nosso prefeito Galego de Nanai, do qual partiu essa ideia, quer mostrar que nossa gestão é democrática e está aberta para boas ideias”, ressaltou.