Prefeita Suzana Ramos faz balanço dos 100 primeiros dias de gestão e garante reforma da Maternidade de Juazeiro (BA)

0
Foto: Carlos Britto

A prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, participou do programa Nossa Voz desta quarta-feira (14) para fazer um balanço sobre os primeiros 100 dias de gestão. Suzana destacou as ações já realizadas durante estes três meses, principalmente a redução das muriçocas no município baiano, os desafios e a expectativa para os próximos meses.

Saúde

Suzana classificou a saúde como uma das pastas mais difíceis, sobretudo com a pandemia do novo coronavírus em curso. “Desde dezembro não recebemos recursos para o combate à Covid-19, então, estamos fazendo uma verdadeira força-tarefa para custear os gastos relativos à pandemia; mas conseguimos ampliar o Hospital de Campanha, aumentamos de 1 para 3 médicos, contratamos técnicos de enfermagem…. A UPA voltou a ser reaberta para emergência, já que ela estava sendo usado só para pacientes de Covid, então, estamos conseguindo reestruturar”, afirma.

Além disso, a gestora destacou a reestruturação das unidades de saúde e também a reforma da Maternidade. “Nós vamos iniciar a licitação, temos R$ 1 mihão em caixa para auxiliar em melhorias para a maternidade, que, pra mim, é uma das ações mais importantes a realizar, pois assim cuidaremos das mães e crianças que nascem no local”, diz.

Educação

Na Educação, Suzana citou a reforma de 12 escolas em três meses de gestão. “Na sede e no interior, somente em três meses, já estamos reformando 12 escolas na sede e na zona rural; fizemos também a adesão ao Programa de Inovação Educação Conectada, para implantação de internet de alta velocidade em cerca de 60 escolas da rede municipal, além de olhar para as aulas remotas, nós vamos montar um estúdio próprio para a gravação de aulas”, destaca.

Administração

Suzana salientou que utilizou o critério técnico para a escolha do primeiro escalão. “Escolhi pessoas técnicas para o primeiro escalão, que poderiam auxiliar no desenvolvimento da gestão. Agora, obviamente, no segundo escalão, e em outros cargos existem algumas decisões políticas, pois ninguém ganha eleição sozinho. Nós tivemos mais de R$ 2 milhões de economia e pretendemos também iniciar o ano que vem com um concurso na área da Educação”, esclareceu.

Limpeza/ Muriçocas

Um feito que merece destaque nos três meses de gestão da prefeita é a redução das temidas muriçocas, motivo de reclamação constante dos moradores e visitantes da cidade baiana. Questionada qual seria o segredo, Suzana foi assertiva: “o segredo é olhar diferenciado e boa vontade. Conseguimos isso com a limpeza dos canais e aplicação de cal. Realmente a percepção das pessoas na rua é outra e vamos continuar fazendo essa limpeza periódica, pois foi um grande avanço no bem estar da população”, explica.