Pix pode parar por falta de verba após revisão no orçamento do Banco Central

0
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. O meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro.
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O funcionamento do serviço Pix para pagamentos e transferências instantâneas do Banco Central pode ser suspenso no Brasil. De acordo com a jornalista de O Globo Miriam Leitão, o Governo Federal iniciou a revisão de diversos orçamentos para não estourar o teto de gastos e um dos setores mais visados seria o de tecnologia do BC.

Ainda de acordo com ela, o governo estaria em busca de manobras para evitar problemas com gastos públicos. Uma das medidas analisadas seria a de cortar algumas despesas. O sistema Pix é mantido pelo Banco Central, que não poderia continuar com o serviço em funcionamento sem orçamento.

“O orçamento corta todo o dinheiro da área de tecnologia do Banco Central. Está zerado. Se não for reconstituída esta despesa, não há como rodar o Pix. Este novo sistema de pagamento que impulsionou as transações em tempo real no Brasil vai ter que parar”, disse a jornalista.

O Banco Central ainda não comentou o assunto.

(Fonte: Bahia.ba)