Petrolina já realizou cerca de 100 mil testes para a detecção da COVID-19

Foto: Ascom PMP

Desde o início da pandemia, Petrolina foi a primeira cidade do sertão de Pernambuco a aplicar testes rápidos para diagnóstico da COVID-19. Ao longo desses 12 meses, a Prefeitura já realizou cerca de 100 mil testes dos 164 mil adquiridos, o que é equivalente a aproximadamente, 30% da população.

Dos testes realizados pelo município, 17.788 positivaram para o novo coronavírus. Essa medida tem o objetivo de ampliar de forma ágil a detecção de pessoas com a doença na cidade, sendo possível auxiliar no monitoramento e planejamento do trabalho de prevenção que a secretaria de saúde desenvolve diariamente.

Os testes continuam sendo feitos seguindo critérios científicos e técnicos determinados pela Secretaria de Saúde. Os pacientes que estiverem com sintomas serão avaliados por um profissional de saúde e ele determinará qual teste é o mais adequado para cada caso.

O município oferece dois tipos de testagem. Os testes tipo swab rápido são realizados durante o 3º e 7º dia de sintoma e o resultado sai com 20 minutos, ele é realizado a partir de amostras coletadas da região nasal. Já o teste de anticorpo é capaz de detectar a presença dos vírus até dez dias após o paciente apresentar o primeiro sintoma. Ele é feito de forma fácil e rápida, o sangue do paciente é coletado e em 10 minutos o resultado fica pronto.

“Com essa testagem em massa, podemos identificar com mais rapidez e eficiência o número de pessoas infectadas na cidade. Os resultados obtidos via testes rápidos podem fornecer dados importantes para o entendimento e o rastreamento da infecção pelo novo coronavírus em toda a cidade” destaca a diretora de Atenção Básica, Lorena Andrade.

Compartilhe:

Ouça nosso podcast: