Petrolina debate plano de contingência para Barragem de Sobradinho

0
29
(Foto: Divulgação)

Periodicamente, a equipe de Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), que é o órgão responsável pela execução, coordenação e mobilização de todas as ações de defesa civil de Petrolina (PE), se reúne para discutir a atualização do Plano de Contingência (PLANCON), como também as ações de risco referente à Barragem de Sobradinho (BA), da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).

E nesta sexta-feira (30), mais uma vez, os agentes se reuniram virtualmente com o objetivo de apresentar o PLANCON às Secretarias do município de Petrolina. O PLANCON é um documento que estabelece procedimentos que visam minimizar os efeitos em uma situação de emergência na Barragem, priorizando-se a preservação de vidas.

“Destacamos que no momento não há risco de emergência da Barragem de Sobradinho, no entanto, o PLANCON é um documento de planejamento elaborado em situação de normalidade para atingir a finalidade de viabilizar as atividades de preparação para emergências, desastres e, assim, otimizar as atividades de resposta”, explicou o secretário executivo de Defesa Civil de Petrolina, José Welton de Aquino.

Aquino explicou ainda que o Plano de Contingência visa contemplar todas as ações de resposta e restabelecimento da normalidade em caso de eventuais ocorrências de situações adversas no município, e sua elaboração atende às exigências das leis 12.608/2012 e 12.983/2014. “Após a formalização do documento junto às Secretarias, o próximo passo será apresentar o PLANCON para a população, como também a realização de simulados”, frisou.

Participaram da reunião membros da Chesf, Defesa Civil Estadual, Coordenadoria Municipal de Proteção de Defesa Civil (COMPDEC) e secretários municipais que compõem o sistema municipal de Proteção e Defesa Civil de Petrolina.