Pessoas entre 50 e 59 anos que ainda não foram vacinadas com a primeira dose contra a Covid-19 devem se cadastrar na ‘xepa’, diz Secretaria

0

Reclamações sobre a vacinação contra a Covid-19 em Petrolina têm sido recorrentes no programa e blog Nossa Voz. Todos os dias, pessoas com idade entre 50 e 60 anos narram que ainda não conseguiram tomar sequer a primeira dose, pois, não conseguem agendar a vacinação no sistema disponibilizado pela prefeitura. Enquanto isso, a Secretaria de Saúde já está vacinando pessoas na faixa etária de 35 anos.

O ouvinte José de Oliveira, morador do Rio Corrente, por exemplo, tem 53 anos e até hoje não conseguiu tomar a primeira dose, mesmo já sendo apto há algum tempo. “Eu tenho 53 anos e acho que esse cadastro está dificultando a situação. Anunciam que estão vacinando pessoas com 35 anos, mas eu até hoje não consegui ser vacinado, pois, quando abre o agendamento as vagas acabam muito rápido. Só deveriam baixar a faixa etária depois que todos de uma idade tivessem sido vacinados”, opina José.

Diante de diversas situações como essa narrada pelo José, o Nossa Voz conversou, nesta quarta-feira (29) com a Secretária Executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, que destacou que a tecnologia deve ser usado a a nosso favor para não gerar aglomeração. “Acreditamos que o sistema de agendamento no site é a melhor forma de não gerar aglomeração, pois o momento é de cautela. Então, a população aderiu a essa forma, hoje em dia até mesmo do celular é possível acessar à internet, então, temos que utilizar a tecnologia a nosso favor”, defende.

A Secretária reconheceu que o sistema apresentou inconsistências, principalmente diante da quantidade de acessos e afirmou que uma nova plataforma está em trâmite. “O próprio prefeito anunciou que estamos buscando um novo site, mas ainda estamos em trâmite para avançar neste sentido. Nossos dados apontam que as pessoas entre 50 a 59 anos estão 100% vacinadas com a primeira dose. Provavelmente que não foi vacinado, se equivocou na hora do cadastro na ‘xepa’ (doses remanescentes que são disponibilizadas à população entre 18 e 59 anos próximo ao horário de fechamento dos pólos) ou foi contactado e no momento não pôde ir se vacinar”, diz Marlene.

Ainda com relação à xepa, Marlene explicou que priorizam as pessoas com maior idade. “Priorizamos as pessoas com maior idade na xepa. Se houver mais pessoas com a mesma idade, aí priorizamos a ordem de inscrição. A gente pede que as pessoas se atentem na hora de preencher a data de nascimento, o telefone também. Algumas pessoas não estão atendendo quando telefonamos, caso isso aconteça, é necessário se cadastrar novamente”, finaliza.

Quem tiver interesse em se cadastrar na xepa, deve preencher os dados disponibilizados neste link.