Pessoas em situação de rua realizam testes rápidos para hepatites virais em Petrolina

0
(Foto: Divulgação)

Em alusão ao Dia Mundial da Luta contra as Hepatites Virais, comemorado nessa quarta-feira (28), a Prefeitura de Petrolina realizou testagem rápida contra as hepatites B e C, também foram testes para detecção de sífilis e HIV em pessoas que vivem em situação de rua.

A ação ocorreu no estádio Osvaldo do Flamengo onde foram realizados cerca de 30 testes contra as hepatites virais. O atendimento foi realizado por profissionais do Consultório na Rua e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e tem como objetivo garantir acesso aos serviços de saúde a essa população, que está em vulnerabilidade social, bem como a detecção precoce das doenças.

“Por ser uma doença silenciosa, de manifestação a longo prazo, muitas pessoas são portadoras do vírus e não sabem, por isso é muito importante trazer essa testagem para essa população. Esclarecemos que, caso o teste dê reagente, o paciente é direcionado para o serviço de referência para realização de outros exames e tratamento, que é oferecido de forma gratuita pro SUS no município”, destaca o diretor da Vigilância Epidemiológica, Acácio Andrade.

CTA/SAE

O Centro de Testagem e Aconselhamento de Petrolina funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, realizando, acolhimento, testes rápidos para as Infecções Sexualmente Transmissíveis: HIV, Hepatites B e C e Sífilis, além da dispensação de preservativos femininos, masculinos e lubrificantes. Paralelo ao serviço do CTA funciona o Serviço de Assistência Especializada (SAE), com equipe multiprofissional especializada que acompanha todo o tratamento dos pacientes com diagnóstico confirmado. Este equipamento de saúde conta com infectologista, ginecologista, assistente social, psicólogo, técnicos de enfermagem e farmácia para entrega de medicamentos. O CTA/SAE está situado na Rua Joaquim Nabuco, S/N, em frente ao Hospital Dom Malan/IMIP.