Pernambuco prorroga campanha de vacinação contra Poliomielite até 27/11

0
Foto: Ilustrativa / Google

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) prorroga mais uma vez a campanha de vacinação contra a poliomielite, que busca ofertar uma dose extra contra a doença para todas as crianças entre 1 e menores de 5 anos que estão com o esquema básico da pólio em dia. Agora, a mobilização segue até 27 de novembro em todos os municípios pernambucanos. No Estado, são mais de 549 mil crianças nessa faixa etária.

Até a manhã desta sexta-feira (13), 458.946 meninas e meninos já haviam sido vacinados contra a doença, o que equivale a 83,54% do público total – a meta mínima preconizada é de 95%. Pernambuco está na 2ª colocação do país em cobertura vacinal para a doença e acima da média nacional (59,60%), no entanto, ainda faltam 90.423 crianças serem imunizadas contra a poliomielite.

A SES-PE também decidiu prorrogar a campanha de multivacinação para atualização de caderneta de menores de 15 anos, com a oferta de todos os imunizantes para quem está com alguma dose em atraso. No primeiro ano de vida, a criança deve receber três doses contra a poliomielite, com reforço aos 15 meses e 4 anos, além dos momentos de campanha, como a atual, evitando sequelas irreversíveis provocadas pelo vírus, como a paralisia de membros inferiores, crescimento diferente das pernas e até mesmo paralisia dos músculos da fala e da deglutição.

Para as crianças abaixo de 7 anos, as unidades de saúde estão disponibilizando os seguintes imunizantes: BCG, hepatite B, pentavalente, poliomielite, rotavírus, pneumocócica 10, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, varicela, hepatite A e DTP. A partir dos 7 anos, até os menores de 15, podem ser feitas as doses da hepatite B, febre amarela, meningocócica ACWY e HPV.