Pernambuco espera concluir a vacinação dos maiores de 60 anos contra a Covid-19 até o início de maio

0

Nesta quinta-feira (15), o titular da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), André Longo, disse que a expectativa é concluir a imunização dos idosos maiores de 60 anos  até o final deste mês ou, no mais tardar, no início de maio. 

A partir daí, serão dados novos passos, “com o início da vacinação de pessoas com comorbidades, além de profissionais da educação e trabalhadores de serviços essenciais”, disse André Longo, sem especificar, porém, quais seriam esses grupos de trabalhadores essenciais. 

Algumas categorias, por sinal, se manifestaram nas últimas semanas pedindo a inclusão entre as prioridades, como os sindicatos dos bancários e dos jornalistas.

Segundo o gestor, essas determinações de prioridade são administradas, principalmente, pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. 

Quanto à população com comorbidades, ele adiantou que estarão inseridas as pessoas com deficiência e também os portadores de HIV. As orientações sobre como ocorrerá a vacinação nesses grupos serão detalhadas futuramente.