Pernambuco Doce beneficia 40 empresas no Sertão do estado; candidato de Petrolina está na final

0
(Foto: Arquivo DP)

A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, em parceria com o Sebrae, finaliza, em dezembro, o projeto “Pernambuco Doce: Resgatando Tradições”. A iniciativa, que resgata a forte ligação pernambucana com a fabricação artesanal de doces e derivados e aperfeiçoa a mão de obra envolvida no processo, está acontecendo desde setembro de 2018. A ação contempla 40 empresas do Sertão do estado.

Em Petrolina, uma das beneficiadas pelo projeto é a Cocada Artesanal: Sabor do Nordeste, de Valdicelmo Cardoso, de 32 anos. “Eu trabalhava em outro ramo, quando um amigo decidiu me vender suas máquinas de fazer cocada. Na época, em 2012, tive ajuda da minha mãe, irmão”, conta.

O secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, afirma que o Pernambuco Doce tem ajudado os pequenos produtores a venderem seus produtos e a gerarem renda. “Além da capacitação, também fazemos a intermediação em  espaço como a Fenearte e de outras feiras, como a AgroNordeste, fazendo com que eles possam vender suas mercadorias. Isso tem mudado a realidade de muitas famílias, principalmente no Sertão”, diz.