Pernambuco celebra pela primeira vez o Dia Estadual do Rádio

0
Foto: Karem Moraes / Nossa Voz

Pela primeira vez, Pernambuco celebra, nesta terça-feira (06), o Dia Estadual do Rádio, data instituída pela Assembleia Legislativa. Proposta pela Associação das Emissoras de Rádio e TV de Pernambuco (Asserpe), a data relembra a primeira transmissão de rádio registrada no Brasil, que ocorreu no Recife, em 1919, pela Rádio Clube. Somente em 1922 a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fazia sua primeira transmissão oficial.

A transmissão que inaugura a chegada da radiodifusão ao país foi realizada pela Rádio Clube, fundada naquele mesmo dia por jovens que estudavam eletricidade e telegrafia. O acontecimento foi registrado, na época, pelo Jornal do Recife.

“Um dos responsáveis foi o telegrafista Antônio Joaquim Pereira. Isso aconteceu em um estúdio improvisado perto da Ponte D’Uchoa e, em fevereiro de 1923, a Rádio Clube passou a operar com transmissor de 10 watts, transmitindo seu sinal para todo o Recife”, conta o presidente da Associação das Emissoras de Rádio e TV de Pernambuco (Asserpe), Nill Júnior.

Confira o áudio enviado por Nill Júnior para homenagear o Dia Estadual do Rádio.

Nill Júnior, Presidente da Asserpe