“Parece mais uma casa abandonada”, relatam moradores do bairro Areia Branca sobre situação do posto de saúde

0
“O medo da comunidade é o foco de infecção hospitalar”, relatou Tadeu Plínio. (Foto: Davi Mendonça)

Fossa deteriorada, rachaduras e lixo hospitalar: esta é a real situação do posto de saúde, pontuada por moradores da rua Estados Unidos, bairro Areia Branca, em Petrolina (PE). Ao programa Nossa Voz desta segunda-feira (4), eles relatarem que a UBS la localidade está “caindo aos pedaços”.

Não é a primeira que a equipe de reportagem recebe os reclames da população, que cobra uma posição das autoridades competentes da cidade e por este motivo, houve o retorno ao local. Segundo relatos, a reforma é uma promessa que já passou do prazo.

(Foto: Davi Mendonça)

“Essa unidade de saúde já tem um tempo que não tem uma reforma de qualidade. Uma fossa está com buracos, muito lixo, falta de pinturas, tem lixo hospitalar exposto, forro caindo, as rachaduras ampliaram. Eu me preocupo, pois se chover a unidade terá sérios problemas. Existe a equipe de médicos, enfermeiros e auxiliares de serviços de apoio, mas infelizmente essa é a situação é grave. Total abandono, parece mais uma casa abandonada e a saúde não pode ficar assim. Recebemos a informação que a reforma vai sair, mas precisamos de celeridade. O prefeito reformou a feira livre, mas a saúde também é importante”, afirmou Tadeu Plínio, morador da Areia Branca.

Além dele, a idosa Maria, fez um apelo, solicitando melhorias para a área externa da unidade de saúde, onde há a prática de educação física. “Mesmo tendo os equipamentos no local e funcionando, eles precisam de reparos e são poucos, não atendem a todos. Sem falar que o espaço é muito pequeno”, reforçou. Na oportunidade, a moradora também reclamou da falta de medicamentos, mas não citou quais os remédios precisam ser repostos.

O Nossa Voz procurou a Secretaria de Saúde de Petrolina para saber quando será realizada a reforma da UBS, e aguarda a resposta para divulgação.