Ouvinte do Nossa Voz diz que prefeitura de Petrolina esqueceu da Dengue; “A Dengue também mata”

0

No Nossa Voz desta sexta-feira (15), um ouvinte do programa fez um alerta importante. O perigo que a Dengue representa está cada vez maior em bairros de Petrolina, como o Pedra Linda.

Segundo Domingos Libório, a prefeitura estaria deixando de lado o combate ao Aedes aegypti para concentrar esforços apenas na luta contra o novo Coronavírus, o Covid-19.

“A preocupação tá muito ligada à Covid e tá esquecendo que a Dengue tomou de conta em Petrolina. Tem casa (no Pedra Linda) com duas, três pessoas acamadas”, relatou Libório, que destacou “a dengue também mata”.

O Nossa Voz já está em contato com a assessoria da prefeitura de Petrolina para saber como andam as ações de combate ao mosquito que transmite a dengue, zika vírus e chikungunya, diante da pandemia de Covid-19.

E a prefeitura?

Em resposta, a prefeitura de Petrolina informou que mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os agentes de combate às endemias de Petrolina estão em campo no controle das arboviroses. Mas com novas recomendações do Ministério da Saúde por causa do coronavírus, apenas os quintais das casas estão sendo vistoriados.

De acordo com o segundo Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2020, Petrolina está com índice geral de 1,8%, ou seja, em estado de alerta para infestação. O nível satisfatório é inferior a 1%.

As comunidades com maior índice foram Jardim Petrópolis, São Gonçalo e Vila Chocolate, com 4,0%. Em Segundo lugar, com 3,6%, aparecem os bairros Terras do Sul e José e Maria. Ocupam a terceira colocação, com 2,8%, Gercino Coelho, KM-2, Vila Mocó e Palhinhas.

A prefeitura também reforçou que este ano ainda não há mortes por dengue em Petrolina, mas lembrou que a população também precisa fazer sua parte.