‘Outubro Rosa’: palestras e exercícios físicos marcam ação da prefeitura na Academia da Saúde de Juazeiro

0

Dentro da programação do ‘Outubro Rosa’ em Juazeiro, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), realizou nesta quarta-feira (13) uma ação na Academia da Saúde, na Orla II, com palestras sobre prevenção de câncer de mama e de colo de útero, além de orientações sobre alimentação saudável. 

A Sesau levou a equipe de nutrição e humanização para conversar com as mulheres, em parceria com o Instituto Ivete Sangalo, que está há 14 anos no município fazendo prevenção ao câncer de colo de útero e câncer de mama. “Não só no mês de outubro, mas todo o ano a gente faz campanha de orientação às mulheres sobre prevenção, com exames  pelo menos a cada dois anos, alertando sobre a importância de realizar a mamografia”, destacou a enfermeira do Instituto Ivete Sangalo, Lorenna Neves.

A diretora de Educação Permanente e Humanização do município, Anne Azevedo, destacou que os cuidados precisam ser permanentes. “O cuidado com a saúde feminina é contínuo, precisamos falar sobre prevenção e oportunizar espaços de promoção à saúde da mulher. E no Outubro Rosa é a oportunidade perfeita, um final de tarde divertido e de muita informação às nossas mulheres”, ressaltou a diretora.

A dona de casa Cristina Morgado, de 50 anos, tem nódulos na mama há 13 anos e está sempre vigilante. “A cada 6 meses faço ultrassonografia e uma vez por ano a mamografia. É preciso se cuidar”, relatou.

Maria Julia Lino tem 54 anos. Autoexame é parte da rotina do mês, mesmo depois da menopausa. “Já fiz esse mês e estou de olho na mama porque já fiz redução, então não descuido”, lembrou.

Miralva Goés, de 65 anos, não descuida da saúde e tem conselhos importantes. “Quando você faz seu preventivo sempre, evita surpresa de um câncer incurável”, alertou Miralva. 

Exercícios físicos

Compartilhando experiências em meio aos passos de dança da aula de ginástica aeróbica, essa mulherada dá exemplos de cuidado com a saúde. “Essas aulas temáticas são ótimas, porque elas interagem na aula coletiva, fazem amizades. Isso é importante porque nosso público e de pessoas que sofrem depressão e ansiedade e momentos assim ajudam muito no tratamento”, ressaltou a educadora física da Academia da Saúde, Aline Lopes.