Operação Contrassenso: Polícia Federal faz buscas na Prefeitura de Petrolina sob suspeita de fraudes em licitação

0

Com o objetivo de investigar a possível prática dos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, fraude em licitação, falsidade ideológica e organização criminosa através de ações supostamente realizadas pela Secretaria Municipal de Educação de Petrolina, a Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (13) a Operação Contrassenso. Desde o início da manhã, os agentes da PF estão no prédio da prefeitura onde deram comprimento a 33 mandados de busca e apreensão autorizados pela Justiça Federal. As penas dos crimes investigados alcançam 31 anos de reclusão.

Além dos integrantes da Polícia Federal, também participam da ação os auditores da Controladoria Geral da União (CGU), totalizando 150 agentes públicos em atuação.

De acordo com a informações repassadas à redação do Nossa Voz, as investigações apontam irregularidades no fornecimento de kit escolar entre o final do ano de 2015 até o ano de 2020, com emprego de recursos federais oriundos do FUNDEB, (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). A investigação partiu da análise do material apreendido na Operação Casa de Papel, deflagrada pela Polícia Federal no ano passado.

Os alvos, além das buscas realizadas em sedes de órgãos da Prefeitura de Petrolina, também foram identificados na região metropolitana do Recife e no Estado de Minas Gerais, onde a polícia atua simultaneamente.

Entre os detalhes apurados está o pagamento de possível propina através de transferências bancárias em favor de terceiros, indicada por um dos servidores investigados. Os investigadores constataram um frequente contato entre os servidores públicos e os líderes do grupo econômico, principalmente em atos referentes ao pagamento da prefeitura às empresas do referido grupo.

A CGU realizou auditoria em parte das contratações, apontando evidências de uso de laranjas para burlar os processos licitatórios, em especial o uso de empresas de fachada criadas em nome de interpostas pessoas.

*Atualizado às 12:30

A redação do Nossa Voz recebeu uma nota da prefeitura de Petrolina acerca do caso. Confira:

NOTA – OPERAÇÃO CONTRASSENSO

Firme em seu compromisso com a transparência, a Prefeitura de Petrolina (2017/2021) cumpre rigorosamente os ditames legais e tem feito todos os esforços necessários para contribuir com as investigações em curso, que se referem a fatos e contratos registrados desde 2015.

Os documentos e materiais solicitados foram disponibilizados. A prefeitura mantém-se à disposição para prestar todos e quaisquer esclarecimentos adicionais.