Odacy reconhece falha do Estado com pipeiros em Petrolina

0
(foto: Amanda Delvaux/GRFM)

No Nossa Voz desta segunda-feira (28), o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Odacy Amorim comentou sobre os problemas de atendimento às comunidades rurais da região, através de carro-pipa. Um dos ouvintes do programa fez um questionamento sobre a situação dos pipeiros que tiveram os contratos descontinuados, mas ainda com pagamentos pendentes.

Sobre as dívidas do Governo de Pernambuco com os pipeiros, Odacy comentou: “Eu não fiz despesa em carro-pipa. Foi o governo passado de Paulo Câmara. A gente conseguiu pagar boa parte. Por isso, não quero carro pipa no IPA se não tiver dinheiro pra pagar”.

Em declarações anteriores, o secretário de Governo e Agricultura de Petrolina, Simão Durando sempre pontua que a obrigação de fornecimento carro-pipa é do Estado e critica o IPA na gestão de Odacy Amorim por não dar continuidade a esse atendimento. Sobre essas críticas, o ex-prefeito e ex-deputado declarou: “Ele é um secretário e a gente tem é que sentar à mesa. Petrolina tem muita força política. Minha proposta é ter uma espécie de “Garantia Água”, assim como hoje existe o Garantia Safra. Para o dinheiro ir direto pra conta do agricultor, sem disputa política”, opinou Odacy Amorim, informando ainda que esse projeto deve ser discutido em breve com o Exército, Estado e municípios.

Sobre o pagamento restante dos pipeiros, Amorim disse que a regularização não deve sair neste ano, mas garantiu que o Governo de Pernambuco vai honrar os pagamentos. “A gente reconhece essa falha, mas tá sendo pago sim”, pontuou.