Nova plataforma do Poder Judiciário da Bahia disponibiliza diversos serviços online ao cidadão

0
Foto: Divulgação TJBA

O cidadão encontra simplicidade, praticidade e informação no novo portal de serviços do Poder Judiciário da Bahia (PJBA). Projetado para permitir um acesso mais fácil, a ferramenta já está disponível no endereço servicosonline.tjba.jus.br. Outra opção para conferir a plataforma é cliando no banner que fica do lado superior/direito, acima do ícone da Rádio Web, no site do PJBA.

O portal foi criado para unir todos os serviços online oferecidos pelo Tribunal. A plataforma é baseada nas tecnologias utilizadas por startups digitais (empresas que possuem propostas inovadoras) de hospedagem e o design é focado no usuário, para os diversos públicos: delegatários; entidades conveniadas; juizados especiais; Ministério Público; pessoas físicas e jurídicas; Procon; e procuradorias.

Dentre os serviços oferecidos para o cidadão, estão: Daje Eletrônico (Documento de Arrecadação Judicial e Extrajudicial); solicitação de prorrogação da Medida Protetiva; e a lista unificada de precatório, onde o interessado acessa em qual posição está no pagamento dos valores.

O cidadão que acessar o portal também encontra com facilidade o Queixa Cidadã, ferramenta que trabalha com tecnologias inovadoras, como a inteligência artificial e o reconhecimento facial, e promove a comodidade do cidadão. Neste serviço é possível ingressar com ações de causas do consumidor, cujo valor não ultrapasse 20 salários-mínimos, sem precisar de advogado.

Interessados em solicitar certidões também podem acessar a plataforma e buscar pelo Portal de Certidões, onde a pessoa física ou jurídica pode emitir o documento referente ao 2º grau na área cível, criminal ou eleitoral.

Já os advogados que conferirem o Portal, encontram serviços como: consulta processual, para acompanhar o andamento de um processo; Service Desk externo, que permite consultar e abrir chamados no sistema; sessão de julgamento, onde os interessados podem acompanhar as sessões ao vivo e gravadas que ocorrem no Tribunal; e avisos de indisponibilidade de sistema.

O portal é responsivo, ou seja, se adequa ao tipo de dispositivo em que está sendo acessado (celular, desktop, tablet, etc).