Nova linhagem de Ômicron é encontrada pela primeira vez no Brasil

0
Foto: Universidade de Hong Kong

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) detectaram os primeiros casos de Covid-19 relacionados à linhagem BA.2.12.1 da variante Ômicron no Brasil. A linhagem é predominante nos Estados Unidos e tem características que favorecem a sua transmissão.

A BA.2.12.1 foi identificada em Minas Gerais, depois que três pesquisadores da capital mineira voltaram infectados de um evento internacional realizado na última semana, no Rio de Janeiro.

Segundo o professor Flávio da Fonseca, pesquisador do CTVacinas, da UFMG, contou ao portal G1, o contato com pessoas de outros países, incluindo Estados Unidos, foi decisivo para que a equipe decidisse fazer o sequenciamento genético das amostras dos testes.

Identificada pela primeira vez na França, a Deltacron combina características das mutações Delta e Ômicron. Segundo a diretora da OMS, Maria Van Kerkhove, ainda não há evidências de que a nova variante seja mais grave do que a Delta ou a Ômicron separadamente. Com dois casos identificados no Brasil, no início de março de 2022, a cepa também já foi encontrada em países da Europa e nos Estados Unidos.

Foto: Universidade de Hong Kong