Nascimento com amor: cerca de 340 petrolinenses realizaram partos no Centro de Parto Normal

0

Há mais de 10 meses as gestantes de Petrolina têm um Centro de Parto Normal para acolher e ajudar no parto de maneira natural, com acompanhamento profissional, assistência técnica e todo amor no momento mais esperado pela gestante, que é o nascimento do bebê. Ao todo, cerca de 340 mulheres tiveram seus filhos na unidade de saúde municipal.

O Centro de Parto Normal Maria das Dores de Souza foi inaugurado em junho de 2020 e, desde então, tem sido referência para as gestantes de baixa complexidade, ou seja, àquelas mulheres que não apresentam nenhum agravo durante a gestação. Em média, 50 partos mensais são assistidos no Centro de Parto Normal.

A felicidade de Celma Raíssa é reflexo de um acompanhamento ímpar, mãe de primeira viagem, ela relata a emoção de ter seu filho nos braços. “Não tive dúvidas após saber que estava grávida de qual seria a forma que eu gostaria que meu filho viesse ao mundo. Foram nove meses de um mergulho profundo nessas questões. Eu sabia que essa experiência me transformaria por completo e estava sedenta por viver toda essa transformação da forma mais intensa que pudesse. Não tive medo, tive desejo. Desejo de viver, de sentir por inteiro cada uma das dores e das transformações que todo esse processo traria.”, descreveu.

Raíssa ainda completa. “A última quarta-feira (28), com certeza, foi o dia mais feliz da minha vida. Foi o dia que segurei pela primeira vez a minha filha, eu não sabia que cabia tanto amor dentro de mim. Agradeço a equipe do CPN pela forma maravilhosa com que me acolheram, são profissionais cuidadosos, atenciosos, me explicaram tudo e me ajudaram demais. Era de um lugar assim que nós mulheres estávamos precisando”, expressou.

O Centro de Parto Normal fica localizado na Avenida José de Sá Maniçoba, próximo ao Hospital Universitário (HU), no centro da cidade. Funciona 24 horas e atende mulheres com gravidez de baixo risco. A unidade conta com ambientes decorados, banheira, bancos adaptados, sala de deambulação (local para passeio das gestantes), cinco salas de parto, ambiente de cuidados ao recém-nascido, vacinação e setor administrativo.