“Não tenho dúvidas de que Bolsonaro cometeu diversos crimes de responsabilidade durante a pandemia”, afirma senador Humberto Costa (PT)

0
Foto: Davi Mendonça / Nossa Voz

O senador Humberto Costa (PT- PE), convidado do Nossa Voz desta quinta-feira (29), discorreu sobre os avanços que já podem ser vistos com relação à Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19. De acordo com Humberto, o Governo Federal cometeu diversas falhas desde o início do enfrentamento da pandemia. “Toda a parte que tratamos de analisar como o governo federal se comportou no combate à pandemia, nós já temos muitos elementos pra fazer um relatório. Houve muita falha, foi omissoão em relação à testagem, na implementação de leitos de UTI, atrasou o entendimento para a compra de vacinas e, na prática, sabotou todas as medidas de isolamento social, ações de prevenção que eram necessárias Brasil afora. Isso está muito bem documentado, como também a utilização destes medicamentos que na prática não têm qualquer efetividade na prevenção da Covid-19, mas que as empresas que os produzem tiveram um crescimento em seu faturamento”, elenca Costa.

Segundo o senador, a CPI estará focada agora na investigação sobre a presença de algum ato de corrupção envolvendo a compra de vacinas e outros insumos. “Se não houver novos fatos, é provável que consigamos finalizar essa parte até o final de setembro, começo de outubro, a não ser que surjam novos fatos que exijam que a CPI se debruce com maior afinco, dando assim à população brasileira, sobretudo quem perdeu algum ente querido com a pandemia, a resposta de quem é a responsabilidade por tudo o que aconteceu”, pontuou.

“Esta CPI deu resultados desde que foi instalada”, defendeu ainda Humberto. “Quando foi instalada, o Governo Federal começou a correr atrás dos imunizantes para vacinar à população; Os apoiadores do presidente pararam de fazer propaganda sobre os remédios que não tem eficácia contra a Covid-19; não houve mais intromissão quanto às atitudes tomadas por estados e municípios quando muitos tiveram que interromper novamente suas atividades econômicas. E por último, mas não menos importante, impediu a finalização da compra superfaturada de vacinas. O código penal brasileiro diz que não é necessário concretizar o crime para considerar a corrupção passiva, que trata da intenção de cometer o delito.O discurso de que a CPI é contra o governo, vem de apoiadores do governo,o que a gente já espera”, salienta o senador.

Questionado sobre a possibilidade de um processo de impeachment contra Bolsonaro, Humberto crê que, ao final da CPI, será possível documentar diversos crimes de responsabilidade por parte do presidente, o que seria necessário para a abertura do processo.”Eu entendo que quando a gente trata de impeachment, é necessário olhar vários aspectos. Eu não tenho dúvidas de que durante a pandemia Bolsonaro cometeu diversos crimes de responsabilidade: crimes contra o acesso das pessoas ao sistema de saúde, que deve ser uma garantia do Estado, crimes contra a saúde pública e, portanto, devemos mandar à Câmara tudo isso no relatório final. Caberá aos deputados decidirem se, de posse das informações, se abrem um processo de impeachment ou não.