MPPE amplia atuação dos GAPs para as 14 circunscrições de Pernambuco; Petrolina está na lista

0

Neste mês de maio de 2022, a gestão do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realiza mais uma entrega importante para membros e servidores da instituição. Trata-se da ampliação dos Grupos de Apoio às Promotorias de Justiça (GAPs), que antes contava com apenas três unidades, passando para todas as 14 circunscrições pernambucanas: Capital e RMR, Mata, Agreste e Sertão.

O procurador-geral de Justiça, Paulo Augusto de Freitas Oliveira, explicou que a iniciativa tem o objetivo de descentralizar o trabalho da Assistência Policial Militar, deixando os policiais mais próximos e prontos para atuarem dentro da necessidade de cada região. “Os GAPs atuam apoiando diretamente a atividade ministerial. É no dia a dia dos membros e servidores que eles estão em pleno exercício de suas funções para garantia da segurança de quem está trabalhando em situações de risco, a exemplo de diligências, juris, visitas em presídios e etc. Por isso, fizemos um grande esforço em nossa gestão para conseguirmos realizar essa entrega, contando, inclusive, com mais dez novos policiais em nosso efetivo”, afirmou o PGJ.

Com a ampliação, o estado de Pernambuco foi dividido em quatro áreas, sendo cada uma delas supervisionada por Oficiais da Assistência Militar do MPPE:

SUPERVISÃO REGIONAL GAP I – Comandada pelo TC PM – Júlio Aragão, sediado na Circunscrição de Petrolina e atendendo as circunscrições de Salgueiro e Serra Talhada;

– SUPERVISÃO REGIONAL GAP II – Comandada pelo Ten PM – Valmir Vaz, sediado na Circunscrição de Garanhuns e atendendo as Circunscrições de Palmares, Arcoverde e Afogados da Ingazeira;

– SUPERVISÃO REGIONAL GAP III – Comandada pelo TC PM – Júnior, sediado na Circunscrição de Caruaru e atendendo as Circunscrições de Nazaré da Mata, Limoeiro e Vitória de Santo Antão;

– SUPERVISÃO REGIONAL GAP IV – Comandada pelo Major PM – Sérgio Souza, sediado na Capital e atendendo as Circunscrições de Olinda, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes.

O Assistente Militar, Coronel PM André Luiz Freitas, detalhou o funcionamento das ações. “É de responsabilidade da AMPC realizar o planejamento operacional dos grupos, bem como dar a ordem de serviço específica para cada atuação de apoio a membro ou servidor, conforme Instrução Normativa nº03/2020, publicada no Diário Oficial do MPPE”, informou.

Vale ressaltar ainda que cabe ao GAP executar a segurança de pessoas, áreas e instalações no âmbito das Circunscrições Ministeriais que estejam sob sua área de ação, prestando apoio aos membros no exercício das suas funções; aos membros e servidores em fiscalização de unidades prisionais e demais atividades que necessitem de segurança aproximada; bem como dar suporte a membros e servidores em situações de emergência policial.