Mil mudas de espécies nativas são distribuídas pela Prefeitura de juazeiro durante Projeto ‘Jua Arborizado’

0
(Fotos: Luan Medrado)

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano de Juazeiro (Semaurb) promoveu nesta sexta-feira (10) a distribuição de mudas de diversas espécies de árvores. A ação fez parte do Projeto ‘Jua Arborizado’ e aconteceu ao lado do Paço Municipal e na Orla Nova de Juazeiro.

Foram doadas mudas de Mini Flamboyant, Ipê-de-Jardim, Pata-de-Vaca, Caraibeira, Catingueira, Ipê-Roxo, Ipê-Rosa, Jacarandá-Mimoso, Folha de São João e Umbuzeiro. A dona de casa Arleide Barbosa aprovou a ideia. “É muito bom para a população essa doação de mudas, ver Juazeiro mais verde é muito importante”.

O projeto ‘Jua Arborizado’ teve o apoio das empresas Agrovale, Atlas e Carroceria Sergipana, que doaram mil mudas de árvores nativas e estacas para fixar as plantas.

“Agradecemos o apoio total da prefeita Suzana Ramos, das empresas parceiras e da equipe da Semaurb. O projeto tá sendo um sucesso, as pessoas vieram aqui pegar uma muda para plantar em suas casas ou em suas roças, se interessaram em aprender um pouco sobre botânica, como plantar e os cuidados que devem ter com as árvores. Nós vamos continuar com esse projeto, tanto doando como estendendo o plantio de mudas para escolas e outros locais”, enfatizou o diretor de meio ambiente, Alexandre Batista.

Conscientização

Além das mudas, a população recebeu também um folheto produzido com papel reciclado, com orientações sobre o cultivo das mudas.

“Os envolvidos estão de parabéns, é uma coisa muito fundamental cuidar da natureza, a gente tem que cuidar hoje para colher os frutos amanhã”, disse a gerente de farmácia, Selma Amorim.

“É um projeto muito bonito da Prefeitura e da Semaurb, nota 10 e eu estou junto tanto no plantio quanto no cultivo das mudas, para a cidade ficar mais bonita”, completou o autônomo Sérgio Ricardo Ribeiro.

Ação contínua

A prefeita Suzana Ramos e o secretário de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano, Rubens Torres, estiveram presentes na distribuição das mudas. “Eu achei a iniciativa desse projeto importantíssima, que vai acontecer em nossa cidade a cada dois meses. Isso também é humanização e cuidado com as pessoas. Estou vendo o sucesso que está sendo a distribuição aqui na praça do Paço Municipal, a população vindo pegar as mudas, é tão bom plantar uma árvore em frente de suas residências. E com a arborização a cidade fica mais organizada e bela, o meio ambiente só tem a ganhar”, declarou a prefeita Suzana Ramos.

Meta batida

A proposta inicial do projeto ‘Jua Arborizado’ era realizar a distribuição de mudas nos dias 10 e 11 de dezembro. Mas a meta foi alcançada logo no primeiro dia. Assim, quem desejar ganhar uma muda, pode procurar diretamente a Semaurb, à Rua Oscar Ribeiro, s/nº, centro de Juazeiro, de segunda a sexta, das 8h às 14h e fazer sua retirada.